ZEZÉ GOMES

8ª e 9ª Administrações (2021–2024 e 2025–Presente)

José Nazareno Gomes, conhecido politicamente como Zezé Gomes, nasceu in Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 10 de outubro de 1959. Chegou a Hortolândia em 1972, em um contexto de princípios da expansão urbana da localidade. Tecnólogo em Gestão Ambiental, sua formação profissional inicial esteve ligada ao setor metalúrgico e a atividades industriais, inserindo-se no universo do trabalho migrante que marcou a formação socioeconômica de Hortolândia nas décadas de 1980 e 1990 – experiência esta que contribuiu para sua aproximação com movimentos comunitários e reivindicações por infraestrutura urbana, transporte, habitação e serviços públicos.

 

A partir da década de 1990, passou a atuar na vida política local, integrando movimentos comunitários e estruturas partidárias. Foi eleito vereador de Hortolândia, exercendo dois mandatos consecutivos entre 2009 e 2016, com atuação voltada a temas de urbanização, meio ambiente, serviços públicos e políticas sociais, e a presidência da Câmara Municipal no Biênio 2011-2012, consolidando sua liderança política no cenário local. Em 2020, foi eleito Vice-Prefeito de Hortolândia na chapa encabeçada por Angelo Augusto Perugini, assumindo o Executivo Municipal em 1º de abril de 2021, após o falecimento do prefeito em decorrência da COVID-19.

 

Entre 2021 e 2024, sua administração se iniciou sob o impacto da pandemia, com foco na reorganização dos serviços de saúde, manutenção das políticas públicas essenciais e continuidade da gestão administrativa do município. No campo da infraestrutura urbana, foram mantidas e ampliadas obras de pavimentação, recapeamento e drenagem em diferentes regiões da cidade, acompanhando o crescimento populacional e a expansão territorial. A gestão também avançou na modernização da iluminação pública com ampliação do sistema LED, além da expansão de sistemas de monitoramento urbano e integração tecnológica da administração municipal.

 

Reeleito em 2024, Zezé Gomes iniciou novo mandato em 1º de janeiro de 2025, dando continuidade à chefia do Executivo municipal, mantendo a continuidade de políticas voltadas à modernização urbana, expansão da infraestrutura e fortalecimento da capacidade administrativa do município. Neste contexto, foi inaugurado o Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Angelo Augusto Perugini”, em 29 de maio de 2024, que se consolida como a sede administrativa definitiva da Prefeitura de Hortolândia, reunindo em um único complexo todas as secretarias e diversos setores antes distribuídos em diferentes imóveis do município, o que favorece a integração das políticas públicas e a centralização dos serviços.

 

Na educação, a administração segue com investimentos na manutenção e ampliação da infraestrutura escolar, sendo também reconhecida como uma cidade vocacionada ao conhecimento tecnológico. No campo do desenvolvimento urbano e econômico, o governo mantém políticas de atração de investimentos, fortalecimento do setor produtivo e integração logística regional. Na mobilidade urbana, ocorreram intervenções em corredores viários e melhorias de conexão entre bairros, inclusive a partir de seu centro histórico, entre a Vila São Francisco e a Vila Real, com a inauguração do Viaduto Monsenhor Décio Ravagnani, em 13 de abril de 2026, realizando um grande anseio de décadas da população hortolandense e regional.