5º Jacuba Festival de Graffiti atrai público de cerca de 500 pessoas

Evento, realizado no fim de semana pela Prefeitura, reuniu artistas que grafitaram um mural na Unidade Cultural Arlindo Zadi; uma das obras homenageia Mestre Chiquinho      

Quem passar pela Unidade Cultural Arlindo Zadi, no Jardim Amanda, nesta segunda-feira (22/08), vai ver um paredão com figuras coloridas. Esse é o resultado do 5º Jacuba Festival de Graffiti, realizado no fim de semana pela Prefeitura de Hortolândia. Segundo os idealizadores, o evento teve público de 500 pessoas, que conferiram o trabalho de criação dos artistas enquanto grafitavam o paredão de 11 metros de altura por cinco de largura. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes também esteve presente, e inclusive deu uma grafitada no paredão. 

O festival contou com as participações de artistas de cinco estados brasileiros: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), LudBird (Tocantis), Ramon Phanton (Goiás) e Veio Art (Recife). Também participaram três artistas da cidade e da região: Gui Nature, Lua e Q.Pirigo. 

Um dos destaques foi a obra do artista Korea, em homenagem a Mestre Chiquinho (nas fotos, à direita, imagem do homem rezando), ilustre morador de Hortolândia. Chiquinho é o tema da atual exposição em cartaz do Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior. O evento teve ainda food trucks, DJ e feira com exposição de trabalhos dos artistas participantes.

Durante a semana, Kranium e Cabelin, idealizadores do evento, grafitaram a caixa d´água da Unidade Cultural Arlindo Zadi. O reservatório, com 15 metros de altura, recebeu os desenhos de uma arara, criado por Kranium, e de uma raposa, grafitada por Cabelin. 

O prefeito Zezé Gomes ressaltou que o festival ajuda a impulsionar a arte do grafite que embeleza a paisagem da cidade. “O grafite está em alta na cidade. É uma arte urbana que vem preenchendo espaços que anteriormente eram pontos de pichação. A Prefeitura defende todas as expressões culturais e, no que depender do nosso governo, essa arte será ampliada, levando mais cores e alegria pelos quatro cantos de Hortolândia. O ‘Jacuba Festival de Graffiti’ foi um sucesso! Você, que gosta de cultura, venha conhecer o novo painel pintado na Unidade Cultural do Jardim Amanda. Ficou lindo demais! O painel traz uma homenageam ao nosso amigo Mestre Chiquinho. A imagem ficou muito realista e, sem dúvida, uma justa homenagem a esse grande hortolandense”, destacou o prefeito. 

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destacou que o festival fortalece o trabalho da Prefeitura para valorizar o grafite como expressão de arte urbana. “Estamos consolidando o grafite como elemento de política pública da cidade. Com isso todos ganham. Os artistas realizam o intercâmbio com representantes de outros estados e a cidade fica cada vez mais bonita”, salientou Bueno.