5º Jacuba Festival de Graffiti acontece neste fim de semana

Prefeitura promove lançamento do evento, nesta sexta-feira (19/08), às 19h

Os desenhos e as cores vibrantes do grafite continuam a se espalhar por Hortolândia. Para apoiar essa forma de arte urbana, a Prefeitura promove o 5º Jacuba Festival de Graffiti, neste sábado e domingo (20 e 21/08), às 9h. O evento contará com oito artistas da cidade, da região e de outros estados. Eles criarão uma obra coletiva em um paredão de 11 metros de altura por cinco de largura, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, órgão da Prefeitura, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.

O público poderá conferir o talento de artistas de cinco estados: Chermie (Amazonas), Korea (Sergipe), LudBird (Tocantis), Ramon Phanton (Goiás) eVeio Art (Recife). Também participarão do festival três artistas da cidade e da região: Gui Nature, Lua e Q.Pirigo. De acordo com a organização do festival, para a criação da obra coletiva serão utilizados em torno de 50.000 ml de tinta spray, volume que equivale a 50 litros. O festival terá ainda food trucks, DJ e feira com exposição de trabalhos dos artistas participantes.

O artista Leandro Kranium, um dos idealizadores do festival, explica que a proposta é apresentar o grafite para que as pessoas entendam que é uma forma de arte urbana. “O festival proporcionará à cidade diversas experiências e vivências com artistas de outros estados, agregando novos conhecimentos culturais à população. Queremos que as pessoas entendam o graffiti como parte do cotidiano e, assim, passem a valorizar mais os artistas e a arte urbana em geral. Nosso projeto é transformar Hortolândia em referência nacional na arte urbana, fomentar a identificação e formação de novos artistas, além de estimular o graffiti como profissão”, destaca Kranium.

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, a arte do grafite deixa a cidade com um astral mais alegre. “A cidade está cada vez mais colorida, mais feliz com tantas obras de arte. O ‘Jacuba Festival de Graffiti’ vem recolocando Hortolândia no status que a cidade merece no que se refere às manifestações culturais de rua da região e até em âmbito nacional”, destaca Bueno.

Nas edições anteriores, o Jacuba Festival de Graffiti já transformou quatro muros de Hortolândia em obra de arte, o equivalente a mais de 1.000 m² de grafite realizados por 24 artistas de diferentes estados do Brasil.

Prévia

Para dar uma prévia do festival, Kranium e Cabelin, idealizadores do evento, grafitaram a caixa d´água da Unidade Cultural Arlindo Zadi (fotos), nesta semana. O reservatório, com 15 metros de altura, recebeu os desenhos de uma arara e de uma raposa. A arara, criada por Kranium, apresenta traços vetorizados, marca registrada do artista que costuma mostrar elementos do cotidiano e da natureza em suas obras. Já a raposa, obra de Cabelin, é o personagem preferido do artista. Com uma atitude altiva, o animal parece observar a cidade do alto.

Esquenta

Para fazer um “esquenta”, a Prefeitura promove o lançamento do festival, nesta sexta-feira (19/08), às 19h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica na Unidade Cultural Arlindo Zadi. O evento é aberto ao público. Para participar, é necessário confirmar presença por meio deste LINK

Antes do lançamento, a organização do festival levará os artistas participantes para um tour para conhecer a cidade, os pontos turísticos e graffitis feitos em murais do município.

Crédito das fotos: Christopher G. Minucci