Evento será na próxima quarta (24/08), às 20h, no CEMMH Maestro Ronaldo Dias de Almeida
Os apreciadores das músicas erudita e instrumental irão se regozijar com o projeto “Concertos Oficiais – Série Inverno”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, na quarta-feira (24/08). As atrações serão os grupos Madeira Brasil e Turuntuntun. O projeto será, às 20h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia Maestro Ronaldo Dias de Almeida, localizado na rua Vicente Palhão s/nº, Jardim Santa Cândida. Para assistir os concertos, é necessário retirar os ingressos no local das 19h até às 19h45.
O grupo Madeira Brasil, formado por clarinetas, apresentará um trecho da obra “A flauta mágica”, um dos trabalhos mais conhecidos do compositor austríaco Mozart. Gênio precoce, durante a infância e adolescência, Mozart já havia criado mais de uma centena de peças musicais.
Já o Turuntuntun, formado por instrumentos de percussão, apresentará a obra “Mitos brasileiros”, do músico fluminense Ney Rosauro. A obra é dividida em cinco movimentos, cada um deles dedicado a um personagem conhecido do folclore brasileiro (Curupira, Iara, Saci Pererê, Uirapuru e Mula sem cabeça). Rosauro é um músico com reconhecimento internacional. Ao longo de sua carreira já realizou recitais, concertos, workshops e residências em conservatórios e instituições de ensino em mais de 45 países. Com 11 discos lançados, Rosauro já foi diretor de percussão da University of Miami (Estados Unidos). Também é reconhecido por seus livros sobre métodos de aprendizado de percussão.
CONCERTOS OFICIAIS
O projeto “Concertos Oficiais”, realizado pela Secretaria de Cultura, promove a difusão da música clássica e a formação de público por meio das apresentações dos grupos de câmara do CEMMH, cujos integrantes são alunos e músicos formados no centro. A programação de concertos acontece durante o ano nas estações outono, inverno e primavera.
Confira abaixo os programas do projeto “Concertos Oficiais” da terça-feira (23/08):
Madeira Brasil:
– “A flauta mágica – Abertura” (“Overture The Magic Flute”, Wolfang Amadeus Mozart)
arranjo: Franz Lotz
– “Antigas danças húngaras” (“Early hungarian dances”, Ferenc Farkas)
– “Ulla in Africa” (Heiner Wiberny)
– “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso)
arranjo: Wilmar Sartori
clarineta e requinta: Rodrigo da Luz Pironelli
clarinetas: Caroline Vidal Ribas, Vanessa Teixeira Vidal, Melanie Jasper Silva e Letícia Dias Alves
clarinetes baixos: Leandro Alves e Kaio Dias de Moura
percussão: Adriana Laranjeira
Turuntuntun:
– “Mitos brasileiros para quarteto de percussão” (Ney Rosauro):
I. Curupira
II. Iara
III. Saci Pererê
IV. Uirapuru
V. Mula sem cabeça
instrumentos de percussão: Adriana Laranjeira, Clayton Pereira Gonçalves Morais, Jefferson Henrique Pereira e Priscila Pereira de Andrade Filier
Participação especial: Adailton José Justino (narração)