Da Redação | Prefeitura de Hortolândia
Público de Hortolândia e região poderá visitar o espaço, das 9h às 16h
O “Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia, reabre as portas à visitação neste fim de semana, após o feriado prolongado no final de semana passado, que emendou com o Dia de Finados. A antiga “Estação Jacuba”, localizada na rua Rosa Maestrello, 2, na Vila São Francisco, funcionará das 9h às 16h, no sábado e no domingo (06 e 07/11), para acolher os visitantes.
No domingo, logo pela manhã, a antiga estação ferroviária será palco de gravação do documentário “Ao Mestre Chiquinho com carinho”, em homenagem ao catireiro; com acesso restrito ao local das filmagens.
O passeio é gratuito e sem limite de idade, mas ainda tem controle de público por causa das medidas sanitárias vigentes durante a pandemia do Coronavírus, tais como distanciamento social e uso obrigatório e correto de máscara individual (cobrindo o nariz e a boca). Deste modo, será permitida a entrada de quatro pessoas por vez no espaço. O centro disponibiliza álcool em gel para higienização das mãos logo na entrada.
Apesar do avanço na vacinação contra a Covid-19, quem prefere se manter em casa, em tempos de pandemia, pode recorrer à tecnologia para conhecer o espaço. A Prefeitura disponibiliza na internet um tour on-line pelo “Centro de Memória”, que pode ser acessado na página da Secretaria de Cultura no YouTube (https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/). O vídeo foi produzido pela produtora Rumo Audiovisual e é um dos projetos contemplados pela lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município afetados pela pandemia do Coronavírus, e que contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia.
Sabores de Hortolândia
No “Centro de Memória”, também é possível conferir a exposição “Sabores de Hortolândia: uma mistura de temperos, histórias e culturas”, inaugurada em dezembro de 2019, por ocasião da cerimônia de premiação do Prêmio Jacuba, realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. Na ocasião, foi escolhido o estabelecimento gastronômico da cidade que fez o melhor prato criado com mel, cachaça e farinha de mandioca, os três ingredientes da receita do pirão jacuba. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba. O prêmio foi uma ação que integrou o lançamento da 2ª edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, promovido em 2019 pela Prefeitura, que contou com 110 estabelecimentos gastronômicos da cidade inscritos.
A exposição aborda temas como gastronomia e saúde, mostrando o aspecto histórico-cultural da alimentação. No acervo, há vídeos relacionados ao tema e uma mesa com potes contendo temperos e especiarias. Outro atrativo é um cantinho de leitura (foto) em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina (1889-1985) (foto), que também se notabilizou por ser uma doceira talentosa. Em vários de seus poemas e contos, Coralina fez referência a alimentos. O cantinho tem ainda livros da poetisa, de receitas culinárias, gastronomia e sobre temas relacionados à alimentação.
Além de se deliciar com a exposição, o visitante poderá conhecer um pouco a história da antiga Estação Jacuba e do município ao conferir objetos, fotos e materiais antigos que integram o acervo do Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.