Arte em 3D nas arquibancadas da “A Poderosa” é entregue

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Arte em 3D nas arquibancadas da “A Poderosa” é entregue

Trabalho desenvolvido por mulheres garantiu um novo colorido para a praça e promete virar point para fotos e selfies

A arte em 3D estampada nas arquibancadas da praça “A Poderosa” foi entregue oficialmente pela Prefeitura de Hortolândia, nesta terça-feira (26/10), com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e da artista Bruna Moreira, mais conhecida no universo do graffite como “Bromou”.


A arte se tornou um grande painel a céu aberto. Com uma área total de 5 mil metros quadrados, a artista estampou figuras humanas e pássaros, com cores vibrantes. Por conta da técnica em três dimensões, é possível notar diferentes imagens e, conforme o olhar muda, é possível enxergar as figuras completas.
De acordo com o prefeito hortolandense, a arte urbana desenvolvida nas arquibancadas é mais uma ação que integra os trabalhos de revitalização da praça. “Finalizamos mais uma etapa com a pintura, em três dimensões, das arquibancadas. A arte, assinada pela artista tocantinense Bruna Moreira, que junto com outras meninas desenharam essa grandiosa obra de arte, já se tornou point para fotos e selfies. Em relação à revitalização, reformamos os sanitários, implantamos iluminação LED, recuperamos por meio do graffite o famoso “H” e estamos avançando no trabalho de paisagismo e jardinagem. Em breve, o espaço será entregue oficialmente, com direito à câmeras de segurança, base da guarda municipal, feira da economia solidária, apresentações culturais, atividades físicas e muito mais”, destacou Zezé Gomes.


Para a artista, que foi contratada pela Secretaria de Cultura para realizar o projeto em razão de sua experiência em intervenções artísticas em escadarias, levando o efeito 3D para suas obras, desenvolver o trabalho nas arquibancadas da “A Poderosa” foi um marco em sua carreira. “Esse, sem dúvidas, foi o maior painel que já pintei na minha carreira e é importante deixar claro que não fiz sozinha. Contei com a colaboração de várias mulheres. Sei que por meio desse importante apoio dado pela Prefeitura estamos quebrando paradigmas e preconceitos. Isso é fantástico”, declarou “Bromou”.


O secretário municipal de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destacou o empenho da artista e das demais mulheres que participaram deste projeto, que já se tornou um marco na arte urbana de Hortolândia. Bueno destacou, ainda, que vem ai mais uma edição do Jacuba Festival de Graffite. “Esse é um evento idealizado pelos grafiteiros ‘Kranium’ e ‘Cabelin’, que criaram, desta vez, uma edição apenas com artistas mulheres. Além de quebrar tabus, o evento visa possibilitar o encontro de nomes nacionais e internacionais da força feminina do graffiti”, comentou Régis.


Além da intervenção artística que promete agitar a praça neste final de semana (30 e 31/10), o festival terá outras atrações: a pintura da fachada do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), no Jardim Green Park Residence, e oficinas de “stickers” para crianças com idade entre 05 a 12 anos.


As cinco artistas que pintarão a fachada do Caism foram selecionadas por três curadoras escolhidas entre nomes de graffiteiras de projeção nacional. As artistas são de São Paulo, Espírito Santo, Brasília e também de Luanda, em Angola. A intervenção no Caism integra, também, a programação da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama em Hortolândia.