Da Redação | Prefeitura de Hortolândia
O trabalho em fotografia desenvolvido no Japão e na China é o tema da oficina “Fotógrafos Asiáticos” que o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) realiza em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. As inscrições podem ser feitas por meio deste LINK. Estão disponíveis 50 vagas. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 14 anos.
A oficina acontecerá ao vivo, de forma online e remota pela plataforma Zoom, nas próximas terça, quinta e sexta-feira (24, 26 e 27/08), das 19h às 21h. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. O certificado também será enviado por e-mail para os participantes posteriormente após o término da oficina.
A oficina abordará as obras de quatro fotógrafos japoneses e dois chineses, cujas obras são reconhecidas em âmbito internacional no cenário das artes visuais. Ao longo das três aulas, os participantes conhecerão os contextos históricos e as peculiaridades da trajetória dos fotógrafos e os processos de criação de cada um deles.
Os fotógrafos abordados são os japoneses Nobuyoshi Araki, Daido Moriyama, Kishin Shinoyama e Masao Yamamoto, e os chineses Ren Hang (1987-2017) e Chang Chao-Tang, este último de Taiwan (Formosa), cuja foto ilustra esta matéria. Um dos destaques é Kishin Shinoyama. Ele é o autor da icônica foto que ilustra a capa do disco “Double Fantasy”, de John Lennon, lançado em 1980, poucos dias antes do ex-Beatle ser assassinado.
A oficina será ministrada pela fotógrafa Melissa Szymanski. Ao longo de sua carreira, a profissional já atuou nos mercados de moda da Itália em instituições de ensino de fotografia no Brasil e no exterior. Também colaborou em matérias sobre arte e educação em importantes revistas brasileiras.
Confira abaixo o programa das três aulas da oficina:
Aula 1:
Fotógrafos japoneses:
– Nobuyoshi Araki
– Daido Moriyama
Aula 2:
Fotógrafos japoneses:
– Kishin Shinoyama
– Masao Yamamoto
Aula 3:
Fotógrafos chineses:
– Ren Hang (China)
– Chang Chao-Tang (Taiwan)