Da Redação | Prefeitura de Hortolândia
Inscrições estão abertas; atividade será ministrada nos dias 22 e 23 deste mês pelo jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin
Mazzaropi (1912-1981) foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Com seu humor ingênuo, ele fixou no imaginário coletivo o personagem Jeca Tatu, criado pelo escritor Monteiro Lobato. Com esse e outros personagens, o artista estrelou comédias que foram sucesso de bilheteria. Em comemoração aos 110 anos de nascimento do artista, o programa estadual Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, promove a oficina on-line “Dois dias com Mazzaropi”. As inscrições podem ser feitas por meio deste LINK. A oficina será nos dias 22 e 23 deste mês, das 18h30 às 21h30.
A oficina abordará a carreira e a obra do artista, que o transformaram em ícone da cultura caipira, bem como seu lado humano e empresarial. Com visão empreendedora audaciosa, no fim dos anos 1950, Mazzaropi criou sua própria empresa para bancar a produção, o lançamento e a distribuição de seus filmes.
A oficina será ministrada pelo jornalista, crítico de cinema e professor Celso Sabadin. Especializado na obra do artista, Sabadin é coprodutor, roteirista e diretor do longa-metragem “Mazzaropi”, e coprodutor e corroteirista da série “Mazzaropi, Uma Série de Causos”. É autor de livros sobre cinema, dentre os quais “Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo”. É também sócio fundador da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Crédito da foto: Museu Mazzaropi (https://www.museumazzaropi.org.br/)