Da Redação | Prefeitura de Hortolândia
Projeto apresentado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia foi contemplado pela Lei Aldir Blanc
Quem gosta de artes corporais já tem opção de lazer para o final de semana. É a oficina gratuita de expressão corporal “As raízes que me sustentam com a trouxa na cabeça”, que acontece neste sábado (11/09), às 15h, na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada no interior do Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”, na Rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda. O projeto, contemplado com recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc de Hortolândia, tem o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia.
A oficina é livre para todas as idades e será ministrada pelo artista e arte educador Jura do Pote, tendo como convidado o Grupo Savuru (Resistir para Existir). Há 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas por meio do link: Inscrição: bit.ly/oficinaraizesjura.
A oficina busca oferecer aos participantes a oportunidade de praticar atividades de expressão corporal que envolvem movimentos de consciência corporal, equilíbrio e dança. “A idealização surgiu por meio de vivências culturais do autor, que trouxe da Bahia, mais precisamente do quilombo da região da Parateca, experiências de sua mãe e demais mulheres quilombolas lavadeiras, que equilibravam trouxas de roupas na cabeça para ir ao rio lavá-las. Ainda menino, as acompanhava até lá e assim também o fazia”, explica o artista.
Jura do Pote fez cursos técnicos de dança e expressão corporal, buscando em suas raízes desenvolver tais técnicas e trazer a público um pouco da cultura nordestina e quilombola como arte.