Da Redação | Prefeitura de Hortolândia
Longa metragem será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (12/08) até domingo (14/08); no sábado (13/08), às 18h, haverá bate-papo sobre a produção
O circo exerce um fascínio no público. Essa sensação de encantamento é o mote do filme brasileiro “Filho de boi”. O longa metragem é a atração desta semana do projeto “Bate-papo de cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibiliza on-line o filme, a partir desta sexta-feira (12/08) até domingo (14/08). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O filme tem classificação indicativa de 10 anos.
O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o longa, neste sábado (13/08), às 18h. Participarão do debate o diretor do filme, Haroldo Borges, e a roteirista da produção, Paula Gomes. A mediação será da cineasta Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS, que terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.
O filme conta a história de João, um garoto de 13 anos que mora no sertão da Bahia. Com a relação rompida com o pai, o menino quer fugir do local onde vive. Essa oportunidade aparece quando um circo chega à cidade. A partir daí, João cria laço de amizade com o palhaço do circo, que o encoraja a vencer seus medos.
O elenco é encabeçado pelo jovem ator João Pedro Dias, que interpreta João, e Luiz Carlos Vasconcelos, no papel do pai do garoto. “Filho de boi” tem direção do cineasta Haroldo Borges, e produção e roteiro de Paula Gomes. Haroldo e Paula integram o coletivo baiano Plano 3 Filmes. Criado em 2016, o coletivo já realizou mais de 15 projetos, entre os quais o documentário “Jonas e o circo sem lona”. O filme foi vencedor do Prêmio do Público no 23º Festival de Cinema de Málaga (Espanha), em 2020.