Eleição dos membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural
Segmento: Artes Visuais e Artes Plásticas
Jediel Silva de Oliveira
Formado em Artes Visuais pela PUC-Campinas, Jediel Silva, vulgo JED’S, atuo como Arte Educador de Graffiti e Desenho desde 2006, prestes a completar 20 anos de experiência na área. Já participei de exposições, saraus, mostras de artes e produções independentes. Utilizando como suporte intervenções urbanas nos estilos: mural e vandal, ambos desde 2011, acredito ser um agente político social pois utilizo das Artes Urbanas/Graffiti como um caminho de comunicação.
Segmento: Cultura Digital e Audiovisual
Lucas Ribeiro Maciel de Oliveira
Sou Lucas Maciel, fotógrafo e arte-educador em Hortolândia, por meio da OSC Instituto Formação. Desde 2022, registro os principais eventos culturais da cidade e apresento os quadros “Conhecendo Hortolândia” e “Semana Cultural” no Instagram da Prefeitura. Também atuo na agência Doit como fotógrafo e apresentador, além de desenvolver meu trabalho autoral em fotografia artística e documental.
Segmento: Cultura Digital e Audiovisual
Polyanna Ferreira Campos
Sou estrategista em neuromarketing há 5 anos e moradora de Hortolândia há 27. Participo ativamente das atividades da Secretaria de Cultura e, como Diretora de Marketing do Instituto Micaelly Lara, atuo para ampliar a conscientização sobre temas como violência de gênero. Quero fortalecer a participação da população em conteúdos mais humanos e contribuir no digital com meu conhecimento e dedicação.
Segmento: Dança
Maria Izabel Martins da Silva
Sou bailarina, formada em Educação Física, atuando há anos na promoção da arte como experiência viva e transformadora. Já me apresentei em grandes palcos, coordenei turmas e desenvolvi projetos que aproximam a dança do cotidiano das pessoas, valorizando o corpo em movimento como forma de expressão e cura. Acredito na cultura como espaço de afeto, identidade e comunidade, onde cada pessoa encontra seu modo único de existir, sentir e criar vínculos através da arte.
Segmento: Economia da Cultura
Diana Francisco da Silva
Sou Diana Silva, empreendedora do setor de alimentação e participante ativa das feiras culturais de Hortolândia com meu food truck, que garante o sustento da minha família. Tenho boa comunicação, relacionamento e espírito colaborativo. Tenho grande desejo de integrar o Conselho de Cultura, contribuindo com ideias e ações que valorizem e fortaleçam a cultura local.
Segmento: Economia da Cultura
Suellen Lima Soares
Sou Suellen Lima Soares, mulher negra, empreendedora social e agente cultural no Instituto Doné Eleonora. Atuo na valorização da cultura afro-brasileira, na economia solidária e criativa, fortalecendo mulheres e territórios por meio de formação, empreendedorismo e ações culturais que transformam vidas e ampliam oportunidades.
Segmento: Manifestações e Expressões Culturais de Rua
Ed Carlos Rodrigo de Melo
Me chamo Ed Carlos, pseudônimo Mano Ed, sou rapper do grupo hortolandense Face da Morte e arte-educador; atuo no Hip Hop há 30 anos e me apresento como candidato por entender que neste momento posso dar minha contribuição também no Conselho.
Segmento: Manifestações e Expressões Culturais de Rua
Hugo Leonardo Bento de Oliveira
Sou Hugo Oliveira, Produtor Cultural com mais de dez anos de caminhada na Cultura de Rua. Conheço de perto a lida dos Artistas, dos Coletivos e de quem constrói Arte na base. Quero estar no Conselho de Cultura para representar suas Vozes, fortalecer a Escuta e defender o Direito de criar, apoiar e valorizar quem transforma a realidade com Arte, Verdade e Propósito.
Segmento: Música
Rodrigo da Luz Pironelli
Professor e maestro da escola de música, “Cem Ronaldo Dias de Almeida”, por meio do Instituto Formação, fui aluno da primeira turma do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia em 2002, posteriormente estudei música na Escola Municipal de São Paulo, em nível de graduação e pós-graduação. Hoje atuo como músico tanto na região como também na cidade de São Paulo. Vindo de uma família simples, sem recursos financeiros, considero o fato de Hortolândia ter oferecido gratuitamente aula de música fez total diferença na sua vida. A arte bem promovida pode gerar transformações imensuráveis.
Segmento: Música
Carlos Henrique da Silva
Sou músico profissional há mais de 20 anos, atuando como baterista e produtor artístico. Participei de diversos discos e projetos culturais, com destaque para minha trajetória junto à dupla Maurício & Mauri, com quem percorri o Brasil em turnês. Minha experiência e dedicação à música fortalecem meu compromisso em representar e valorizar a cultura de nossa cidade.
Segmento: Música
Fernando Costa Barreto
Graduado, mestre e doutor em regência pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Fui docente e co-coordenador do curso de licenciatura em música da Faculdade Dynamus de Campinas – FADYC; regente titular da Banda Sinfônica de Limeira; laureado com o título de Cidadão Limeirense, Troféu Limeira e Troféu Fumagalli. Atualmente sou coordenador pedagógico do CEM “Ronaldo Dias”, diretor artístico da Banda Municipal, Banda dos Piticos e Nova Banda Jovem de Hortolândia, da qual também sou maestro, por meio da OSC Recrie.
Segmento: Patrimônio Cultural, Material e Imaterial
Leonardo Lopes
Sou Mestre Léo da Escola de Capoeira Angola Resistência e Ponto de Cultura Clemência Maria. Tenho 49 anos e atuo desde os 16 produzindo Arte e Cultura no Município. Venho me colocar à disposição para representar as Culturas Tradicionais, nosso Patrimônio Imaterial Vivo Hortolandense enquanto Sociedade Civil.
Segmento: Pontos de Cultura
Matheus Sousa
Sou Matheus Sousa, artista e produtor cultural de Hortolândia, com atuação nas artes cênicas, no audiovisual e na criação de projetos que movimentam a cena periférica. Como cofundador do Ponto de Cultura NpN019, atuo para transformar nosso território por meio da arte, fortalecendo identidades, ampliando acessos e construindo espaços reais de potência cultural.
Segmento: Pontos de Cultura
Wellington de Paula Soares
Sou Wellington de Paula Soares, também conhecido como Tom, tenho 35 anos e sou casado, pai de 2 filhos, empresário e ativista social, militante da cultura HIP-HOP há mais de 20 anos. Tenho como proposta para o conselho de cultura pautas que destacam a necessidade de mais pontos culturais como a criação da casa do HIP-HOP e o fortalecimento dos eventos de rua feitos através de produtores independentes e fazedores de cultura. Espero contar com seu apoio para ajudar a tornar nossa cultura melhor.
Segmento: Teatro e Circo
Edson Carlos Garcia Yamashita
Sou ator profissional desde 1988, artista circense desde 1996, produtor cultural desde 2002. Nasci em Valinhos e moro em Hortolândia faz 4 anos e meio, sou professor de quatro turmas de teatro na Escola de Artes Augusto Boal. Sou professor de técnicas circenses na Escola de Circo de Hortolândia. Também dou aulas de teatro inclusivo para 8 turmas na Apae Hortolândia e sou orientador de linguagem do setor de formações culturais da prefeitura, orientando nas modalidades teatro e circo, por meio da OSC Instituto Formação.