Da Redação | Prefeitura de Hortolândia]
Evento, nesta sexta-feira (25/03), homenageará o maestro Ronaldo Dias de Almeida
Hortolândia fará uma homenagem a um ilustre profissional da música da cidade. A Prefeitura realiza cerimônia de renomeação do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), nessa sexta-feira (25/03). O espaço passará a ter o nome Maestro Ronaldo Dias de Almeida. O evento será, às 19h30, no próprio CEMMH, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. A cerimônia será transmitida ao vivo no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). A proposta de renomeação do centro é do vereador Aldemir Clemente.
A cerimônia contará com a participação da esposa, filhas e familiares do homenageado. Ronaldo Dias de Almeida (foto) atuou no CEMMH como professor dos cursos de tuba e eufônio, em 2004. Foi também maestro de dois grupos do CEMMH, Da Campana Pra Fora e Banda Experimental.
Para Dalette Dias, uma das filhas do maestro, a homenagem é motivo de orgulho para a família. “É uma honra essa homenagem que o município faz para meu pai. O centro é uma referência em ensino musical na região. Mais que um professor, meu pai foi um agente transformador na vida de muitas pessoas por meio da música”, destaca Dalette. A cerimônia terá apresentações musicais da família, de amigos e ex-alunos do maestro.
O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, ressalta que a homenagem evidencia a trajetória e o legado deixado pelo maestro. “O Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia é uma referência no ensino e na difusão da música instrumental. A renomeação é uma linda homenagem a um grande maestro, com uma trajetória musical irretocável, e cujo método de ensino e legado se estenderão por gerações dentro e fora da cidade”, salienta Bueno.
ESCOLA EM HORTOLÂNDIA
Ronaldo Dias de Almeida (1967-2017) nasceu na cidade de Orlândia. Iniciou seus estudos em música aos 8 anos. Depois, Foi músico e maestro de grande influência musical na cidade de Hortolândia. Na juventude, começou a lecionar música em projetos da igreja que frequentava, e a partir daí, atuou durante 25 anos como maestro da referida igreja. Ao longo de sua trajetória, cursou tuba, regência e regência de coral no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí.
Em 1998, Ronaldo Dias de Almeida abriu sua escola de música em Hortolândia. Nela, desenvolveu cursos e formou alunos em teoria musical, regência e outros instrumentos. No ano seguinte, junto com músicos e professores, idealizou o 1º Encontro de Tubistas do Brasil. O maestro foi ainda autor de livros sobre os métodos práticos “Almeida Dias” que ele criou em iniciação e teoria musical.