Evento faz homenagem póstuma à Mãe Eleonora e comemora o aniversário de 31 anos de Hortolândia
A cultura afro é parte importante da história de Hortolândia. Prova disso é a 15ª edição do evento “Grito Cultural”, que acontece neste domingo (29/05), às 13h, na rua João Alves, 288, Jardim Adelaide. Neste ano, o evento tem o tema “As grandes mães e o poder feminino” para homenagear Mãe Eleonora, criadora da associação Ponto de Cultura Caminhos, responsável pela realização do evento. Mãe Eleonora faleceu no ano passado, vítima da COVID-19. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura, também integra a programação comemorativa do aniversário de 31 anos de emancipação política de Hortolândia.
O evento será aberto com um cortejo do grupo Urucungus. A programação terá ainda apresentação de jongo, dança popular de origem afro, com o grupo Jongo Dito Ribeiro. Outra atração é a exibição de capoeira com Mestre Zenaldo, do Núcleo Educacional Capoeira Salvador. Já para quem gosta de samba e pagode, a grande atração é o show do cantor Henrique Santos (foto), que foi integrante do grupo Soweto. A programação terá ainda apresentações do cantor Jorge Israel, do grupo Obi e de dança afro com o grupo Oju Obá.
Entre uma atração e outra, o público poderá curtir uma balada black com DJ. Outro atrativo é a feira “Mercados das Iabás”, com participação de 10 empreendedores afro que comercializarão roupas e acessórios. Para matar a fome e a sede, o evento terá barracas de alimentação, com destaque para o tradicional acarajé, e bebidas.
Já na sede da associação Ponto de Cultura Caminhos, o público poderá conferir a exposição “As grandes mães e o poder feminino”, com fotos, quadros e um memorial com as iabás, que são as orixás femininas. Para valorizar a mulher negra, haverá um desfile com as vencedoras do concurso Miss Beleza Negra, realizado em edições anteriores do evento.