Hortolândia recebe apresentação de obra musical criada há mais de 300 anos para celebrar a água Destaque

A arte também pode ser utilizada para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental. É com esta proposta que Hortolândia recebe o projeto “Música Sustentável” do Seconda Prattica Coro e Orquestra. O grupo fará uma apresentação, neste sábado (14/08), às 16h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), órgão da Prefeitura, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. O projeto é um dos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo estadual.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, a apresentação terá entrada limitada para 30 pessoas e seguirá os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara e distanciamento. Quem quiser assistir, deverá se inscrever por meio deste LINK. A apresentação também será exibida ao vivo pelos canais do YouTube da orquestra (CLIQUE AQUI) e da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI).

Na apresentação, a orquestra executará a obra “Música Aquática”, criada pelo compositor alemão Georg Friedrich Händel (1685-1759). O artista criou a obra a pedido do rei britânico George I. A obra foi apresentada pela primeira vez durante um passeio de barca que o rei fez no rio Tâmisa no dia 17 de julho de 1717. Händel é considerado um dos maiores compositores da música barroca europeia do século XVIII.

A orquestra é formada por 24 músicos, formados ou em processo de formação, distribuídos por violinos I e II (8 músicos), violas (3 músicos), violoncelos (2 músicos), contrabaixos (1 músico), flauta (1 músico), oboé (2 músicos), fagote (1 músico), trompas (2 músicos), trompetes (2 músicos), tímpano (1 músico) e cravo (1 músico), sob regência do maestro Moisés Cantos.

GRAVAÇÃO DE CD

Além da apresentação em Hortolândia e em outras duas cidades da região, o projeto “Música Sustentável” inclui ainda a produção de um CD, intitulado “Música Aquática”, que já está em fase de gravação. A obra de Händel é formada por três partes: “Suíte I em Fá Maior”, “Suíte II em G Maior” e “Suíte III em D Maior”. A orquestra oferecerá gratuitamente 300 cópias do CD para a população e para os centros culturais dos municípios que receberam a apresentação. O projeto ainda prevê a disponibilização gratuita das músicas em plataformas digitais e aplicativos virtuais durante um ano, após o lançamento do CD.

A orquestra foi criada em 2003 pelo maestro Moisés Cantos, responsável ainda pela direção artística do grupo. Ele é também regente titular da Orquestra de Câmara da PUC (Pontifícia Universidade Católica)-Campinas. O nome da orquesta faz referência à expressão “Seconda Pratica” usada pelo compositor italiano Claudio Monteverdi (1567-1643). A expressão significa segunda prática em uma tradução literal do idioma italiano.

De acordo com o maestro, a proposta da orquestra é apresentar a música com a estética adequada, ao mesmo tempo, com uma segunda prática, segunda opinião ou segunda possibilidade de interpretar as ideias do compositor e do período em que a peça foi escrita. Essa forma de conceber música também foi utilizada no momento de organização da orquestra, possibilitando a quebra de paradigmas nas relações interpessoais e na forma de lidar com os desafios que delas se apresentam.