A MAC, Mostra de Artes da Cena, é um dos eventos mais tradicionais do município, reunindo diversas manifestações artísticas relacionadas às artes cênicas como teatro e circo, por exemplo, entre outras. A Mostra de Artes da Cena oferece ao público a oportunidade de assistir a espetáculos de diferentes gêneros e estilos de forma gratuita, promovendo a diversidade e a valorização das expressões artísticas. Vale lembrar que os espetáculos são encenados por aprendizes dos cursos que são oferecidos pela secretaria de cultura.
APRESENTAÇÃO 1 – Arte Circense
Nome da peça: Evoque a Magia
Nome do Grupo: LONA DAS ARTES
Classificação etária: LIVRE
Duração: 15 minutos
Direção: Rodrigo Cachanco
Dramaturgia: A dramaturgia da Noite de Magia Circense na Lona das Artes floresceu nas ricas experiências das aulas de artes circenses. Cada aula, um laboratório de criatividade e exploração, semeou ideias que germinaram em personagens, cenas e acrobacias emocionantes.
Sinopse: Em uma performance única que entrelaça tradição e inovação, você será transportado para um mundo de fantasia e emoção. Gargalhadas, malabarismos audaciosos, acrobacias impressionantes e palhaçadas te esperam em uma noite que te conectará com a sua criança interior.
Produção: Lona das Artes
Elenco: Rodrigo Senden – Professor (Palhaço Espuleta), Francisco Silva Benedette Freitas – Aluno (Malabarista e Palhaço), Ana Clara Santos do Amaral – Aluna (Equilibrista e Palhaça Risadinha), Leandro Cassemiro Lima – Aluno (Palhaço Capotão)
APRESENTAÇÃO 2 – Release da peça
Haverá algum lugar onde se juntem as palavras que não quiseram ficar? Um reino de palavras perdidas? As palavras que você deixou escapar, onde estarão à sua espera? Se a palavra é flecha lançada, que não pode voltar atrás, até quando ela fica voando? Quantas pessoas a flecha atinge? Envolto nesses questionamentos, o artista Shita Yamashita traz ao palco essa angustiosa busca sobre as palavras andantes. Em uma performance teatral com 10 minutos de duração, palavras são soltas, palavras são cautelosamente engolidas, palavras escapam aos lábios e tomam seu incerto rumo à mente da plateia.
Através de crônicas, causos e poesias do escritor uruguaio Eduardo Galeano, o artista traz à tona e dá voz a palavras ignoradas, palavras antes caladas, palavras andantes.
Uma colagem de pensamentos abafados, de lirismo, de protesto, de amor, alegria e sofrimento, expostos ali, no palco do teatro.
Evoé!
Nome da peça: As palavras Andantes
Nome do Grupo: Teatro Marupá Encantado
Classificação etária: Livre
Duração: 10 minutos
Direção: Shita Yamashita
Dramaturgia: A Concepção da obra, apresentada no formato de esquete teatral, surge das inquietações do artista sobre a necessidade de (re)criar um mundo menos caótico, com pensamento lírico e positivista, e busca através da poetica do escritor uruguaio Eduardo Galeano trazer a tona reflexões sobre a vida e as razões da existência no universo da arte.
Sinopse: colagem livre de textos do autor, onde o artista da voz ao pensamento lirico latino americano contemporâneo
Elenco: Shita Yamashita
Sonoplastia: ao vivo, com instrumentos musicais
Figurinos / Cenário / Adereços: Teatro Marupá Encantado
Iluminação: André dos Santos, Butterscotch, Carlinhos e Paulo Stronger, mais o técnico da secretaria
ALUNOS CURSO TÉCNICO DE TEATRO – SENAC / ESCOLA DE ARTES AUGUSTO BOAL
Release das peças
Com o objetivo de explorar tramas simples, comédias e dramas, apresentando diálogos ágeis em situações humorísticas e também de caráter reflexivo, os aprendizes elaboraram cenas que retratam situações cotidianas, transmitindo mensagens significativas por meio da dramaturgia. Desta forma, exploraram personagens que abordam uma variedade de temas relacionados a diferentes assuntos.
A aprendiz Ana Magalhães fará a apresentação dos grupos.
APRESENTAÇÃO 3 – Grupo 1
Nome da peça: Que Marmelada!
Nome do Grupo: Alunos do Curso técnico de teatro SENAC / Escola de Artes Augusto Boal
Classificação etária: Livre
Duração: 12 minutos
Direção: O grupo
Orientação: Professores Rodrigo Ximarelli e Julyana Troya
Dramaturgia: Adaptação do texto “Revolução na América do Sul”, do dramaturgo Augusto Boal
Sinopse: Que Marmelada é uma esquete adaptada do texto “Revolução na América do Sul”, do dramaturgo Augusto Boal. Esta adaptação acontece de forma cômica, retratando o cotidiano de três personagens: Zequinha, João e sua mulher.
Elenco: Ana Chinchila, Gabriel Cavalcante e Julia Ferreira
Sonoplastia: Andre dos Santos e Butterscotch, Carlinhos e Paulo Stronger
Figurinos / Cenário / Adereços: Produzido pelo grupo
Iluminação: Andre dos Santos, Butterscotch, Carlinhos e Paulo Stronger,
APRESENTAÇÃO 4 – Grupo 2
Nome da peça: Medeia
Nome do Grupo: Renascer
Classificação etária: Livre
Duração: 6 minutos
Direção: Professores Julyana Troya e Rodrigo Ximarelli
Dramaturgia: Releitura da peça Mate seu pai
Sinopse: A peça retrata a situação de três vizinhas que moram no mesmo prédio, Medeia, Paulista e Judia. Nenhuma delas gosta da Paulista porque ela é muito fofoqueira e costuma palpitar na vida de todo mundo.
Elenco: Val Alves, Raul Terra, Isabela Sarmento
Sonoplastia: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch
Figurinos / Cenário / Adereços: Produzido pelo grupo
Iluminação: Andre dos Santos, Butterscotch, Paulo Stronger
APRESENTAÇÃO 5 – Grupo 3
Nome da peça: A Raíz do Grito
Nome do Grupo: Duplo Sentido
Classificação etária: Livre
Duração: 18 minutos
Direção: Professores Julyana Troya e Rodrigo Ximarelli
Dramaturgia: Texto trabalhado em exercício cênico
Sinopse: Encenando o texto de Alcione Araújo, a dança delicada entre Glória e Ernesto tece uma narrativa onde a complexidade e os subtextos se entrelaçam, revelando temas sutilmente relevantes da época. No recôndito de uma morada saturada de memórias esquecidas, o inesperado encontro de Glória e Ernesto desdobra-se. Entre as sombras das dúvidas sobre o passado e os ecos angustiantes do presente, ambos serão envolvidos por questões pendentes e mistérios não resolvidos. “A Raiz do Grito” transcende a cena, ocultando poeticamente os aspectos factuais de um capítulo sombrio na história ditatorial brasileira.
Elenco: Isabela Scarano e Vitor Manuel
Sonoplastia: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch
Figurinos / Cenário / Adereços: Produzido pelo grupo
Iluminação: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch
APRESENTAÇÃO 6 – Grupo 4
Nome da peça: Rei Charles
Nome do Grupo: Alunos do Curso técnico de teatro SENAC – Escola de Artes Augusto Boal
Classificação etária: 12 anos
Duração: 20 minutos
Direção: O grupo
Orientação: Professores Julyana Troya e Rodrigo Ximarelli
Dramaturgia: Esta peça surgiu através de uma redação escrita por Juzileide Carmo que foi utilizada como referência na elaboração desta produção e após ser apresentada uma cena de improviso em uma das aulas do curso técnico. A construção dos personagens e narrativas foi criação coletiva do grupo. Posteriormente a aluna Dieniffer Barreiros reorganizou as falas para apresentação, onde o resultado foi a produção de uma peça com notoriedade, tendo a oportunidade de ser apresentada em um espaço importante da nossa cidade.
Sinopse: Por meio de diálogos afiados, cenas impactantes e uma encenação que desafia as percepções do público, Rei Charles revela as fissuras por trás das máscaras sociais, confrontando o espectador com a verdade nua e crua sobre a superficialidade que muitas vezes guia nossas vidas.
Elenco: Bruna Rita, Dieniffer Barreiros, Diogo Silvestre, Ivan Elares, Juzi Carmo
Figurinos / Cenário / Adereços: Produzido pelo grupo
Iluminação: Paulo Stronger, Andre dos Santos e Butterscotch