Conheça as Formações Culturais de Hortolândia







Formação Cultural | Arte e Conhecimento

Atividades de formação cultural | oficinas, cursos livres, cursos profissionalizantes ou técnicos, workshops, capacitações, saraus, mostras, apresentações, encontros, fóruns, seminários, congressos e muito mais!

Formação Musical

Oferecemos cursos gratuitos de música para todos os níveis de aprendizado, desde o iniciante ao técnico. Os alunos aprendem a tocar diversos instrumentos e ritmos, além de teoria, harmonia e história da música. Para o ano de 2024, será implantado o curso técnico de instrumento musical, onde o aluno ao decorrer do curso, poderá se especializar em um instrumento de sua escolha. Nosso curso é único na região, pois oferece uma formação completa e personalizada para cada aluno, de acordo com o seu nível de aprendizado, interesse e objetivo.

Formações em Artes Cênicas

A secretaria de cultura oferece cursos de formação de dança, teatro e circo. Os cursos de teatro e dança têm três níveis: iniciante, preparatório e técnico. A novidade é a parceria com o SENAC, que além de aprender e se divertir, os que concluírem o curso técnico de teatro vão possuir o registro profissional do ator (DRT).

Formação em Artes Visuais

O projeto de formação em artes visuais da Secretaria de Cultura de Hortolândia oferece cursos livres de desenho artístico, fotografia e pintura em tela.

Formação em Artes Urbanas

Hortolândia é uma cidade que valoriza as artes urbanas e revela talentos que se destacam nesse movimento. A Secretaria de Cultura de Hortolândia oferece cursos livres em poesia e batalha de rimas, disc jóquei (DJ) e grafitti.

Formação em Literatura e Leitura

O projeto oferece cursos gratuitos de contação de histórias e produção de texto, que aprimoram a escrita, a leitura e a produção literária dos participantes. Além disso, o incentivo a leitura como uma forma de estimular a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico dos alunos, é realizada através de projetos como “Achei um Livro Hortolândia”, “Banca de Troca de Livros”, “Gostou? Leva para Casa”, entre outros.

Formação Produção em Audiovisual

O projeto oferece cursos de web rádio e inicialização cinematográfica para quem quer aprender a criar obras sonoras e visuais, como filmes, séries, documentários e outros.

Formação Produção e Patrimônio e Memória

A Secretaria de Cultura oferece cursos gratuitos de viola, violão, catira e folia de reis, que são expressões da nossa cultura. Os cursos ensinam os alunos a tocar, dançar, apreciar e respeitar a cultura popular.

Cursos Livres | Os primeiros contatos com as artes e a cultura

Coral Jovem, Dance com Ele, Dança Sertaneja, Violino, Piano, Bateria, Xilofone / Metalofone, Fotografia Artística, Capoeira, Rádio Web, Jazz, Ballet, Dança de Rua, Dança do Ventre, Redação e Produção de Textos, Violão, Canto Coral, Artes Para Crianças, Contação de Histórias, Oboé, Teatro, Espaço Circense, Violão Popular, Orquestra de Viola Caipira.