Museu Municipal de Hortolândia “Estação Jacuba”

O Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Junior” é um importante órgão da Secretaria de Cultura que tem como objetivo organizar, conservar e salvaguardar informações e imagens a partir da memória da cidade e da população. Reúne um extenso acervo sobre a história da Estação Jacuba e de Hortolândia, por meio de videoteca, biblioteca técnica, mapoteca e fototeca.

O espaço conta com uma Sede Administrativa, na qual também se encontra o Arquivo Histórico, e outra Sede Museal, a “Estação Jacuba”, prédio com mais de 110 anos, que é Patrimônio Histórico Municipal tombado desde 2003, cuja edificação e entorno receberam restauro/reforma e hoje abriga exposições, oficinas de arte e eventos culturais no Centro Histórico de Hortolândia.

Entre as atividades, estão as visitas monitoradas para escolas públicas e particulares, empresas e entidades. Os visitantes ainda podem ter uma incrível lembrança do Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Junior” – Estação Jacuba, pois como o espaço fica ao lado da linha férrea, o passeio ganha mais emoção quando o trem passa e buzina.

Por ter um amplo pátio com árvores e bancos, o passeio em família ou grupo é mais agradável e bem aproveitado na sombra e na beleza de um local bucólico, em meio a urbanidade.

RECEPÇÃO:

Além de ponto de apoio aos visitantes, a sala é dedicada à homenagem ao Professor Leovigildo Duarte Junior, patrono do Centro de Memória de Hortolândia. Em exposição: Memorial do Leovigildo e mesa patrimônio de empresa ferroviária resgatada e recuperada pelo Centro de Memória de Hortolândia.

SALA “MEMORIAL FERROVIÁRIO”

Mantido o piso original da época da construção do posto telegráfico e posteriormente estação, esta sala é dedicada às empresas ferroviárias e aos ferroviários que participaram e contribuíram para o crescimento da cidade. É a sala de entrada da estação e dá acesso a todas as outras dependências do prédio. Em exposição: objetos, uniforme e móveis utilizados nos trabalhos das ferrovias e ferroviários. Espaço também para fotografia em frente à painel de foto da Estação na década de 40. Nesse local, temos um banheiro adaptado para acessibilidade a cadeirantes

SALA MULTIUSO:

Espaço reversível destinado a exposições temporárias. Originalmente esse espaço era  a sala do chefe da estação, bilheteria e pesagem de bagagens.

SALA “MEMORIAL DAS FAMÍLIAS”

Espaço para exposições fixas e temporárias dedicadas à preservação da história das famílias hortolandenses e memorial do tropeirismo. Para esse espaço, aceitamos colaboração dos munícipes para ampliar o acervo.

SALA “MEMORIAL DO EXECUTIVO”

Galeria de prefeitos e história político-administrativa desde a emancipação do município.

SALA “MEMORIAL DO LEGISLATIVO”

Galeria de vereadores, inclusive aqueles que precederam a emancipação, mas que moravam e representavam o então Distrito de Hortolândia na Câmara do município de Sumaré, mostra ainda a representatividade do município junto à Assembleia Legislativa e a câmara dos deputados, com a eleição de seus deputados.

SALA DOS “SIMBOLOS OFICIAIS”

Disponível também para exposições temporárias. Em exposição: símbolos oficiais do Município, do Estado e da União.

ESPAÇO “CULTURA CAIPIRA”

Sede da Cultura Caipira de Hortolândia, Folia de Reis e Catira. Projeto de valorização da cultura caipira que atualmente se destaca pela música, culinária e festas tradicionais.

Nosso espaço conta ainda com expositores no chão e piso de vidro para visualização, amplo pátio encontros a sombra de árvores frutíferas. Realizamos nesse aconchegante local, edições mensais no último domingo do mês do nosso “Parabéns com Viola”. Com boa moda de viola e sabor do café da manhã colaborativo.

VISITAS MONITORADAS

A visita monitorada consiste em acompanhar o grupo explicando de forma sucinta as exposições permanentes e as itinerantes, propiciando à comunidade escolar e munícipes, o acesso ao acervo museológico correspondente aos diversos saberes que dão sustentação a memória histórica e sócio cultural de Hortolândia, bem como aproximar o público da história, estimulando sentimento de pertencimento da comunidade escolar e munícipes em relação as suas origens e tradições nativas e ou migrantes.

Visitas Monitoradas | Centro de Memória

Dias e horários para visitas guiadas com agendamento prévio, pelo telefone 3865-2678:
Terças e quintas às 14h
Quartas e sextas às 9h
Quintas às 19h30 para EJA

CURSOS: Viola Caipira | Violão Popular

FUNCIONAMENTO: De terça a sexta-feira, das 9h às 16h | Último final de semana do mês, das 9h às 13h.

TELEFONE: (19) 39651400 Ramal 7530

Localização: Rua Rosa Maestrello, nº 02 – Vila São Francisco – Hortolândia