Confira a agenda de atrações culturais em Hortolândia financiadas com recursos da Lei Aldir Blanc

Confira a agenda de atrações culturais em Hortolândia financiadas com recursos da Lei Aldir Blanc

Atrações culturais gratuitas incluem espetáculos teatrais, oficinas e aulas sobre o sagrado

A agenda de atrações culturais gratuitas, em Hortolândia, está variada, nesta semana. Há diversos projetos financiados com recursos da Lei Aldir Blanc que você poderá acompanhar, a partir desta terça-feira (14/09). Todos eles contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Mas fique atento, em alguns casos é preciso se inscrever com antecedência. Veja as opções abaixo:

•Projeto Roteiros do Sagrado de Hortolândia

Terça-feira (14/09), às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

A aula 1 do projeto (“O conceito de religião”) discute o termo, apresentando sua origem e refletindo, entre as religiões do mundo, sobre as principais classificações adotadas. Para participar não é preciso se inscrever. Ao todo, o projeto disponibilizará três videoaulas, além de quatro documentários contendo entrevistas com lideranças das principais religiões da cidade. Em breve, serão lançados também dois livros, um voltado para professores e outro para o público em geral, bem como uma cartilha online sobre as religiões professadas no município. Os livros e a cartilha ficarão disponíveis no site do Mapa da Cultura de Hortolândia. Os demais materiais estarão disponíveis nos canais da Secretaria de Cultura de Hortolândia (YouTube e Facebook). 

•Uma dúvida e uma certeza: dois monólogos shakespearianos

Quinta-feira (16/09), às 20h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos 

O espetáculo “Uma dúvida e uma certeza”, com o ator Moacir Ferraz (foto), apresenta dois monólogos de peças de Shakespeare: Hamlet, e Ricardo III. Com figurino e iluminação básicos, o ator realizará as cenas numa sala de teatro. Essa opção busca reforçar o caráter atemporal dos textos e enfatizar o trabalho de representação. Antes de cada cena, haverá uma brevíssima fala introdutória para situar o público nas circunstâncias de cada uma das peças.

A apresentação dura aproximadamente 11 minutos. Depois da exibição de estreia, o ator estará disponível para uma conversa com o público e poderá responder questões sobre o processo de realização da cena, o trabalho de representação, os temas suscitados pela cena, e demais curiosidades da plateia.

•Projeto reconhecimento de trajetória: histórias, samba de bumbo e seu lugar no mundo

Quinta-feira (16/09), às 20h

Onde: Via Plataforma Zoom

Guilherme Campos, Thomas dos Anjos e Lucia Steves trocarão experiências com o público sobre fazer cultura popular como Samba de Bumbo e Maracatu e o quanto essa cultura se amplia e fica mais integrativa com a soma da comunidade LGBTQIAP+. O Bate-papo será através da plataforma Zoom. Preencha o formulário (bit.ly/batepapohistoriasetambores), contendo seu nome e número de telefone, para que o grupo entre em contato através do WhatsApp e envie o link da reunião.

•Do Quilombo à Universidade: apresentação da trajetória de Jura do Pote

Sábado (18/09), às 15h

Onde: Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”/Escola de Artes “Augusto Boal”, Rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda

Para participar da oficina, é preciso se inscrever previamente, por meio do link: bit.ly/doquilomboauniversidade. Há 20 vagas disponíveis.

A apresentação da trajetória do artista Jura do Pote será feita por meio de exposição artística e mesa de vivências com argila. Juracy Monteiro dos Santos, artista e arte educador baiano radicado em Hortolândia, mais conhecido como Jura do Pote, promove um trabalho com a comunidade, junto a crianças em vulnerabilidade, por meio da ONG Choca (“Criança hoje, cidadão amanhã”). Figura sempre presente nos carnavais da região, comparece com suas criações de vestimentas coloridas também inspirada no Nordeste e nos antepassados africanos. Representou Hortolândia na condução da Tocha Olímpica nas Olimpíadas em 2016.