Trem iluminado passa em Hortolândia para celebrar o Natal, nesta sexta-feira (17/12)

População poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória, que estará aberto a partir das 20h30

O Natal chega a Hortolândia de trem. A cidade recebe a ação “Natal Nos Trilhos”, promovida pela empresa de transporte ferroviário Rumo para celebrar a data. Uma composição, com locomotiva e três vagões iluminados, passará no município, nesta sexta-feira (17/12). De acordo com a empresa, o trem iniciará o roteiro às 19h, com partida de Americana. A empresa informa ainda que não tem previsão do horário que o trem passará nas demais cidades da rota.

A população poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. De acordo com a Secretaria de Cultura, o centro estará aberto às 20h30. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, a Rumo salienta que o trem não fará parada para evitar aglomeração e por medida de segurança. O trem passará devagar pelo local para que as pessoas possam acompanhar e tirar fotos. A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara para acompanhar a passagem do trem.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que a passagem do trem ajuda a colocar em evidência o Centro de Memória. “A Estação Jacuba é um lugar de referência na cidade que traz muitas recordações aos moradores. Para quem não conhece o espaço, é um ótimo momento para conhecer e ver quanta história está guardada lá. Para quem já conhece, é hora de criar registros que ficarão em nossas lembranças para sempre”, destaca Bueno.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14.000 km de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões. A Rumo está presente na 17ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.