Tablado

A catira é tradicionalmente praticada sobre um tablado quadrado de madeira, cujo objetivo é garantir o destaque do sapateado de seus participantes.

A catira é um movimento cultural do interior do Brasil, especialmente de São Paulo, de Minas Gerais, do Espírito Santo, do norte do Paraná, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e de Tocantins. De acordo com os historiadores, a dança ganhou o território brasileiro a partir do caminho dos bandeirantes, pois era praticada pelos exploradores do país e tornou-se uma prática nos acampamentos dos peões. Enquanto eles tocavam os bois, eles perceberam que a sola dos sapatos fazia um som diferente e começaram a bater as palmas das mãos e dos pés em forma de dança.

Não existe, entretanto, um consenso sobre a origem da catira. Alguns historiadores defendem que ela foi criada na Oceania, enquanto outros defendem que sua origem é alemã. Vários estudiosos acreditam que a catira se popularizou no Brasil entre os religiosos devotos de Nossa Senhora da Conceição e os indígenas, de tal forma que o próprio padre José de Anchieta teria composto versos no ritmo como forma de cristianização – até então dançado somente pelos homens.