Projeto faz intervenção artística em homenagem aos moradores que são “A Cara da Cidade”

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Moradores ilustres foram escolhidos por meio de votação na internet

Os rostos de quatro moradores ilustres poderão ser vistos em diferentes locais da cidade. É a conclusão do projeto “A Cara da Cidade”, que fará intervenções artísticas a partir deste fim de semana. O projeto realizará a colagem de quatro pôosteres lambe-lambe em homenagem aos vencedores da eleição, promovida pelo projeto, para escolher os moradores que são a cara da cidade. Os vencedores são Jura do Pote (Jardim Estefânia), Mãe Eleonora (Jardim Adelaide), Mestre Chiquinho (Parque Pinheiros) e Tia Sônia (Jardim Boa Esperança). A escolha foi feita por meio de votação aberta à população, realizada no início deste ano. Foram computados 1.636 votos. 

O projeto, realizado pela produtora cultural Sava, é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia. 

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Mayara Oliveira, a colagem dos lambe-lambe começará nesta sexta-feira (25/06) e vai até a próxima segunda-feira (28/06). Os pôsteres serão colados em locais nos bairros onde moram os quatros homenageados (confira abaixo a programação). O trabalho de colagem será realizado pela equipe do projeto, formada pela produtora cultural Mayara Oliveira, pela designer Joyce Oliveira e pelo fotógrafo Rafael Alves. A ação contará ainda com quatro grafiteiros convidados, Cabelin, Kranium, Peace e Pedrovisk.

A produtora cultural Mayara Oliveira explica que os quatro moradores foram fotografados e entrevistados. A imagem de cada um deles ilustra um pôster lambe-lambe (tipo de cartaz artístico que é afixado em espaços públicos). Cada pôster tem dimensões de cerca de 2,8m por 1,7m. A partir da conversa com cada um dos moradores, foram definidos os elementos visuais que compõem os lambe-lambes. “São pessoas diferentes, mas que têm em comum o interesse em contribuir com a cidade por meio de seus trabalhos sociais e culturais. Suas fotos foram transformadas em ilustrações coloridas que transmitem suas histórias e personalidades”, destaca Mayara.

A produtora salienta que o objetivo do projeto é promover o reconhecimento de moradores da cidade por meio da arte urbana. “Além de difundir a cultura do lambe-lambe na cidade, o projeto quer gerar uma ação coletiva de reconhecimento de figuras importantes dos bairros da cidade, por meio dessa homenagem. O projeto fará uma intervenção no espaço urbano com a participação da população na escolha dos quatro eleitos”, explica a Mayara.

Conheça quem são os quarto moradores homenageados:

– Jura do Pote: morador do Jardim Estefânia, é artista, jardineiro, professor e maratonista. É conhecido por suas danças e performances e por correr maratonas como a de São Silvestre com um pote colorido em cima da cabeça, tradição quilombola que ele mantém viva.  

– Mãe Eleonora: Conhecida no Jardim Adelaide por seu acarajé. Além disso, ela comanda o espaço cultural e gastronômico Ponto de Cultura Caminhos, que se destaca pela história de resistência e luta pelo direito da sua prática religiosa na cidade e da cultura afro.  

– Mestre Chiquinho: É morador da cidade desde 1975. É líder do grupo Pioneiros do Catira e da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos que preservam e divulgam a cultura caipira e a viola. 

– Tia Sônia: Moradora do Jardim Boa Esperança, é assistente social que atende mulheres e crianças em situação de violência, além de realizar arrecadações e doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social.   

Confira abaixo a programação das intervenções artísticas do projeto “A Cara da Cidade”:

– Colagem do lambe de Mestre Chiquinho

Data: 25/06 (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: rua Luiza Laurinda, 446, Parque Pinheiros

– Colagem do lambe de Mãe Eleonora

Data: 26/06 (sábado)

Horário: 9h

Local: rua João Alves, 288, Jardim Adelaide

– Colagem do lambe de Jura do Pote

Data: 27/06 (domingo)

Horário: 9h

Local: rua Serra dos Carajás, 30, Jardim Estefânia

– Colagem do lambe de Tia Sônia

Data: 28/06 (segunda-feira)

Horário: 9h

Local: rua do Canário, 308, Jardim Boa Esperança