Prefeitura de Hortolândia organiza programação especial para março, “Mês da Mulher”

Data começa a ser celebrada a partir de terça-feira (01/03), com a Ponte da Esperança iluminada de rosa

A Prefeitura de Hortolândia promove, a partir da próxima terça-feira (1° de março) uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A programação especial em homenagem ao público feminino acontecerá ao longo de todo o mês e mobilizará diversas secretárias municipais.

De acordo com a Chefe de Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Jacyra Souza, as ações de celebração do “Mês da Mulher” serão iniciadas com a iluminação ornamental em tons rosa na Ponte da Esperança (Estaiada). “Além dessa iluminação especial no nosso principal cartão postal, os portais das avenidas São Francisco e Thereza Ana Cecon Breda terão mensagens alusivas à nossa programação. Os ônibus municipais também receberão cartazes em homenagem ao Mês da Mulher. Já as secretarias municipais estão organizando uma série de atividades para que ocorra uma participação mais efetiva da mulher hortolandense nas ações e no desenvolvimento de políticas públicas”, explicou Jacyra.

Entre as atividades, haverá o lançamento da campanha “Juntas no Ciclo” para arrecadação de absorvente que serão doados às mulheres carentes do município. Também haverá palestras, rodas de conversa, ações fortalecimento e realização de exames voltados à promoção da saúde da mulher, entre outras atividades.

CULTURA

A Secretaria de Cultura preparou uma série de atividades alusivas ao mês da mulher. Intitulada “Mulheres Hortolandenses em Ação”, a homenagem consiste na apresentação de uma série de vídeos curtos com mulheres da cidade que serão apresentados a partir do dia 1º de março. Os vídeos serão exibidos no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia), no site Mapa da Cultura (https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura.

No total, foram entrevistadas 42 mulheres e, segundo a informações do secretário municipal da pasta, Régis Bueno, foram selecionadas mulheres que atuam profissionalmente no município e que participam ativamente do desenvolvimento e do crescimento de Hortolândia. “Foram entrevistadas mulheres de diferentes profissões, como médicas, cabeleireira, maquiadora, dona de casa, seis garis que fazem a limpeza de rua da cidade, jovens influencers, advogada e a secretária municipal Ieda Manzano de Oliveira”, comentou.

O primeiro vídeo, que será exibido, no dia 1º de março, será com a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funsol), Maria dos Anjos. Haverá dias em que serão exibidos dois vídeos, em horários diferentes.

Já no dia 8 de março, Dia da Mulher, a Cultura exibirá o vídeo com Dona Tomázia, uma moradora que atuou em projetos sociais e que faleceu no dia 8 de março de 2021. “Haverá também exposição, que será virtual, onde reunirá fotos produzidas pela Secretaria de Cultura com cada uma das mulheres entrevistas. Nas fotos, as mulheres aparecem com elementos referentes à área de atuação profissional. A exposição foi pensada no sentido de contar histórias de mulheres que fazem parte do desenvolvimento da cidade e representam tantas outras mulheres”, finalizou o secretário de Cultura.