Ponto MIS de Hortolândia abre inscrições para oficina sobre desenho de animação com origami

Projeto em parceria com a Prefeitura de Hortolândia começa nesta segunda-feira (13/09)

Se você gosta de desenho animado e também curte a tradicional arte japonesa de criar objetos a partir de dobraduras no papel, os “origamis”, fique atento a esta oportunidade. Estão abertas as inscrições para a oficina remota e gratuita “Animação Stop Motion Origami”, disponibilizada pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) Hortolândia, que acontecerá nesta segunda, quarta e sexta-feira (13, 15 e 17/09), das 16h às 18h. A oficina, com a comunicadora visual Marta Russo, será realizada ao vivo na plataforma Zoom. O programa de formação e difusão cultural do Governo do Estado é realizado por meio da parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia. A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion com papel e para isso serão confeccionados Origamis para a criação de personagens e cenários.

Há 50 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas via plataforma Sympla, por meio do seguinte link: https://www.sympla.com.br/mini-curso–animacao-stop-motion-com-origami-com-marta-russo__1321644?token=1a288dbd2d24769a20708f7f5ef0407c. A oficina é voltada a interessados, a partir dos 10 anos e professores. O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado após a conclusão do curso.

Na primeira aula, será apresentada a técnica do origami, sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis. Na segunda, o foco será a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion. Já na terceira e última aula, os participantes aprenderão sobre edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).

Saiba mais sobre stop motion e origamis

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos por meio de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto, de onde este objeto é movido em diferentes posições, possibilitando assim a ideia de movimento. Pode-se usar vários materiais numa animação stop motion: massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.

ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (紙=kami). Significa literalmente, “dobrar papel”.