Palhaço na Folia de Reis

Os palhaços ou bastiões são os protetores da bandeira, rezam a profecia e fazem a coleta das ofertas durante a passagem da Companhia Santos de Reis nas residências.

A tradição da devoção aos Reis Magos eram frequentes na Europa Medieval, quando os (supostos) restos mortais de Baltazar, Belchior e Gaspar foram levados para Milão, na Itália. Os cantos ligados a essa tradição passaram a compor o teatro de Gil Vicente, sendo trazidos ao Brasil pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, durante o período colonial.

As Companhias de Reis possuem um conjunto variado de membros. Dentre eles, é comum a presença dos bastiões ou palhaços, em número mínimo de dois, que recolhem as ofertas, protegem a bandeira e não podem dançar na frente dela. Há aqueles que personificam os reis magos, vestindo-se como essas figuras que visitaram Jesus. O grupo também possui um coro, que entoa os versos e toca os instrumentos. O alferes da bandeira ou bandeireiro é o responsável por carregar a bandeira e apresentá-la aos chefes das residências visitadas. Algumas companhias possuem o festeiro, que guarda a bandeira em casa e ajuda nas despesas da festa. O embaixador ou mestre da companhia é seu principal personagem, porque é responsável pela organização do grupo, por seus instrumentos, trajetos e por improvisar os versos cantados. Ele deve manter viva a tradição da Companhia de Reis e sua transmissão oral.