Oficina on-line do Pontos MIS aborda os 70 anos da telenovela no Brasil

Oficina on-line do Pontos MIS aborda os 70 anos da telenovela no Brasil

Atividade será ministrada na segunda, terça e quarta-feira (22, 23 e 24/11)

Mesmo com a distribuição digital de conteúdos audiovisuais que podem ser assistidos na tela do celular ou computador, a telenovela continua firme na preferência do público brasileiro. Essa é uma das questões abordadas na oficina on-line “No Rastro da emoção: os 70 anos da telenovela no Brasil”, realizada pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) em conjunto com a Prefeitura de Hortolândia. A oficina está com as inscrições abertas por meio deste LINK. São 50 vagas disponíveis. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 14 anos. O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural do Museu da Imagem e do Som, órgão do governo do Estado, que promove cursos, mostras e atividades nas áreas de cinema e audiovisual com os municípios paulistas parceiros.

A oficina acontecerá ao vivo, de forma on-line e remota pela plataforma Zoom, nas próximas segunda, terça e quarta-feira (22, 23 e 24/11), das 19h às 21h. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. O certificado também será enviado via e-mail aos participantes posteriormente após o término da oficina.

A oficina mostrará a história da telenovela no Brasil, que completa 70 anos no dia 21 de dezembro. A data se refere à estreia de “Sua Vida Me Pertence”, a primeira novela exibida no país pela extinta TV Tupi. A partir desse panorama histórico, a oficina mostrará como a telenovela se tornou um produto cultural de sucesso exportado para outros países. Abordará a questão da memória afetiva da novela para o público brasileiro e como esse formato influenciou o comportamento e as ideias da sociedade em importantes momentos sociopolíticos do Brasil.

A oficina ainda ensinará os participantes como analisar as narrativas de ficção exibidas na televisão e fará uma comparação da telenovela com outros produtos audiovisuais produzidos em âmbito internacional por plataformas de vídeo sob demanda. A oficina será ministrada pelo roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Martins Neia, que já teve artigos publicados sobre a história da telenovela no Brasil no exterior. É membro das redes internacionais Screenwriting Research Network e Red Internacional de Historiógrafos de La Comunicacion (RIHC), que reúnem roteiristas e pesquisadores do mundo sobre televisão.