Oficina ensina como criar mídias digitais

Oficina ensina como criar mídias digitais

Os participantes aprenderão a criar colagens, gifs, vídeos e avatares

A pandemia do Coronavírus intensificou a comunicação digital, principalmente entre o público jovem. Com a retomada gradual de atividades presenciais no período pós-pandemia, um dos desafios para os profissionais da educação e as famílias é como se aproximar dos jovens por meio da utilização da linguagem e das mídias digitais. Para ajudar pais, mães e professores a se familiarizarem com o mundo digital, o Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia promovem a oficina on-line “Reciclagem de mídias – vídeo avatar”. As inscrições podem ser feitas por meio deste LINK. Estão disponíveis 50 vagas. A oficina é para educadores, professores da rede pública de ensino e pessoas interessadas no tema com idade a partir de 16 anos.

A oficina acontecerá ao vivo, de forma on-line e remota pela plataforma Zoom, nas próximas terça, quinta e sexta-feira (19, 21 e 22/10), das 19h às 21h. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. O certificado também será enviado por e-mail para os participantes posteriormente após o término da oficina.

Os participantes aprenderão a criar mídias, como colagens, gifs, vídeos e avatares, por meio da combinação de materiais digitais e mídias impressas (jornais, revistas, entre outros). A partir da criação das mídias, o objetivo é estimular a reflexão sobre o lugar das pessoas, incluindo os jovens, no mundo e as informações que o público consome diariamente. A oficina será ministrada pelo educador e programador Kaka. Ao longo de sua carreira profissional, desenvolveu filmes, textos e videoinstalações com caráter inter e transdisciplinar que foram expostos em museus, galerias e mostras individuais, no Brasil e em outros países.