Obra-prima “Dersu Uzala”, do cineasta japonês Akira Kurosawa, é a atração desta semana do Ponto MIS

O filme “Dersu Uzala”, uma das obras primas do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998), é a atração desta semana do projeto on-line “Bate-Papo de Cinema”, realizado pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia. O longa-metragem está disponível para o público a partir desta quinta-feira (19/08) até o sábado (21/08). Quem quiser assistir, deve fazer inscrição neste LINK. A exibição acontece em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte.

O projeto ainda promove no sábado (21/08) um bate-papo sobre o filme com o jornalista e crítico de cinema, Sergio Alpendre, e mediação da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O bate-papo será transmitido ao vivo, às 18h, pelo canal do YouTube do Ponto MIS (CLIQUE AQUI), com interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

O longa-metragem é baseado no romance de mesmo título escrito pelo explorador russo Vladimir Arseniev. A história, ambientada no fim do século XIX, é sobre a amizade que surge entre um cartógrafo do exército russo, que tem a missão de mapear a Sibéria (região pertencente à antiga União Soviética, hoje Rússia). Na tarefa, ele conta com a ajuda de um caçador nativo, cujo nome é Dersu Uzala. O filme foi o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1976.

Admirador da cultura estrangeira, Kurosawa foi o cineasta japonês de maior reconhecimento internacional. Em razão disso, ele era acusado de ser “ocidentalizado”. Ao longo de sua filmografia, Kurosawa realizou vários filmes inspirados em obras literárias, como “Ran” e “Trono Manchado de Sangue” (baseados na peças “O Rei Lear” e “Macbeth” , ambas de William Shakespeare) e “O Idiota” (inspirado no livro de mesmo título do escritor russo Fiódor Dostoiévski).