“Natal Sustentável” prossegue no Parque Dorothy com programação cultural, neste fim de semana

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

"Natal Sustentável" prossegue no Parque Dorothy com programação cultural, neste fim de semana

Evento da Prefeitura terá apresentações musicais e de teatro com os grupos Da Campana Pra Fora, Vibrasax, Banda Municipal, Quinteto Cultura, a cantora Ester Oliveira, o trio Art In Louvor e a Cia. Odu

Para quem ainda não conferiu, a 5ª edição do “Natal Sustentável”, realizado pelo Prefeitura de Hortolândia, continua neste fim de semana com programação cultural. Haverá apresentações musicais com os grupos do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Da Campana Pra Fora, Vibrasax e Banda Municipal, o Quinteto Cultura, formado por servidores da Secretaria de Cultura, da cantora Ester Oliveira e do trio Art In Louvor. A programação contará ainda com o espetáculo teatral “Tempo: Cada Um Tem o Seu”, com a Cia. Odu. O evento acontece até a próxima quinta-feira (23/12) no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. O horário de visitação é das 14h às 22h. O parque fechará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2022. A decoração natalina ficará exposta até 8 de janeiro de 2022. 

O público vai se encantar com a decoração e a iluminação colocadas dentro das dependências do parque. Um exemplo são os corredores internos enfeitados com micro lâmpadas, que quando acesas darão a impressão de se estar dentro de um túnel. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, serão utilizadas 1.250 micro lâmpadas. 

Outro atrativo que chama a atenção dos visitantes é a “Árvore de CDs”, com enfeites de CDs e DVDs usados. Neste ano, há três árvores, uma de maior porte, próxima ao prédio da administração do parque, e outras duas menores, uma colocada na Ponte Estaiadinha, que fica na área central do parque, e outra próxima à Casa de Barro. Para a decoração das árvores, foram utilizados cerca de 5.000 CDs e DVDs. 

Para estimular o conceito de sustentabilidade entre a população, os enfeites foram confeccionados com materiais recicláveis, dentre os quais as garrafas PET doadas pela população para a campanha realizada pela Prefeitura. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental, responsável pela confecção dos enfeites, foram utilizadas mais de 4.000 garrafas PET. Os fundos das garrafas foram usados para a confecção de bolas natalinas. Também foram feitas guirlandas com conduíte. ´

A reutilização de recicláveis também foi aplicada na Casa de Bambu, que fica na área central do parque. O espaço teve as paredes refeitas com pallets, que foram doados por empresas da cidade. 

HOMENAGEM

O ex-prefeito Angelo Perugini, falecido em abril deste ano em decorrência da COVID-19, é homenageado na edição deste ano do Natal Sustentável. O evento apresentá o espaço “Perugini Presente”, com um painel que reúne cerca 50 fotos que mostram vários momentos do ex-prefeito com a família, a população e amigos. O espaço foi concebido pela Secretaria de Cultura, e a seleção de fotos foi feita pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura.

Outra atração do evento é uma exposição com fotos antigas que mostra a transformação da área onde está o parque. A implantação do parque revitalizou a área, que no passado estava degradada e era utilizada para descarte irregular de resíduos e lixos. As fotos mostram como era a região antes da abertura do parque, o início das obras de construção até a inauguração. As fotos estão expostas em vários pontos dentro do parque. A exposição apresenta cerca de 70 imagens. A seleção das fotos foi feita pelo Departamento de Comunicação. 

O público ainda pode praticar o bem durante o evento, que está com a campanha “Hortolândia Solidária” para arrecadar alimentos não-perecíveis e ração para animais domésticos. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade, que distribuirá os alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no município.

Enquanto faz o passeio pelo parque, o público pode ainda matar a fome e a sede na praça de alimentação. O espaço conta com 10 food trucks, que vendem bebidas e itens alimentícios como espetinho, pastel, churros, lanches, hambúrguer, entre outros. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. Os foods trucks funcionarão das 13h30 às 22h30.

Confira abaixo a programação deste fim de semana do “Natal Sustentável”:

Sexta-feira (17/12):

19h – Da Campana Pra Fora 

20h – Espetáculo teatral “Tempo: Cada Um Tem o Seu”, com Cia. Odu

21h – Vibrasax 

Dia 18/12 (Sábado):

19h – Ester Oliveira

20h – Trio Art in Louvor

21h – Espetáculo teatral “Tempo: Cada Um Tem o Seu”, com Cia. Odu 

Dia 19/12 (Domingo):

16h – Banda Municipal 

17h – Da Campana Pra Fora 

19h30 – Espetáculo teatral “Tempo: Cada Um Tem o Seu”, com Cia. Odu

20h30 – Quinteto Cultura