Leitor cadastrado dá dicas de livros da Biblioteca Municipal de Hortolândia

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Leitor cadastrado dá dicas de livros da Biblioteca Municipal de Hortolândia

O professor de inglês Renan Ribeiro, de 28 anos, apresenta a partir desta sexta-feira (04/03) sugestões de obras do acervo da biblioteca

Um dia, ao passear pela região central de Hortolândia, o professor de inglês Renan Ribeiro, de 28 anos, descobriu por acaso a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte. Leitor assíduo, ele fez a carteirinha de usuário para poder pegar livros emprestados. Para incentivar o hábito da leitura, a partir desta sexta-feira (04/03), Renan dá dicas de livros do acervo da biblioteca. As dicas serão divulgadas no Facebook (CLIQUE AQUI) e no Instagram (CLIQUE AQUI) da biblioteca e via aplicativo WhatsApp. 

A primeira dica de Renan é o romance “O Mistério do 5 Estrelas”, uma das obras mais conhecidas da literatura infantojuvenil brasileira, escrita pelo autor paulista Marcos Rey (1925-1999), cujo verdadeiro nome era Edmundo Donato. O livro, publicado nos anos 1980, integrou a consagrada série Vaga-Lume, que marcou várias gerações de leitores.  

“Esse livro é um dos meus favoritos da série Vaga-Lume. A história é muito boa. Lembra filmes de mistério e investigação. Por isso, acho que é uma dica legal de leitura, em especial para adolescentes”, destaca Renan, que dará uma dica por semana ao longo deste este mês. A dica da próxima semana será outra obra clássica, o romance distópico “1984”, do escritor britânico George Orwell.

O professor elogia a variedade da biblioteca. “O acervo tem vários livros que já li e obras que não encontro com facilidade em outras bibliotecas e livrarias. A biblioteca tem um bom atendimento e um espaço organizado”, elogia Renan. Atualmente, o acervo da biblioteca conta com cerca de 17.000 títulos, e pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI)

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que o órgão sempre busca abrir espaço para a participação dos usuários. “A interação do leitor em ações, como essa parceria com Renan, é fundamental para que a biblioteca fortaleça sua interação com a comunidade”, destaca Silva.

CADASTRO

Quem ainda não é usuário da biblioteca, pode fazer o Cadastro On-line Biblioteca (COB), serviço implantado em outubro do ano passado. O interessado em se tornar leitor da biblioteca precisa ter conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar nos formatos de foto (jpeg) ou de documento (PDF).

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencial na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. 

Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Outra novidade que a biblioteca implantou recentemente é a carteirinha digital. Atualmente, a biblioteca tem 5.665 leitores cadastrados.  

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. 

A biblioteca municipal fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail [email protected]. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.