Hortolândia terá programação on-line de oficinas e palestras artísticas

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Hortolândia terá programação on-line de oficinas e palestras artísticas

Atividades estão com inscrições abertas para o público com idade a partir de 16 anos 

Que tal aproveitar o período de férias para aprender novos conhecimentos e habilidades artísticas? Você pode fazer isso sem precisar sair de casa com o programa “Oficinas Culturais – Formação Para O Interior”, iniciativa do governo do Estado e Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. 

O programa realizará uma programação de oficinas e palestras on-line, que já estão com inscrições abertas. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos. As atividades serão on-line, por meio da plataforma Zoom, em fevereiro e março. 

O objetivo do programa é aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, e promover um espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas. 

Confira abaixo as atividades que serão promovidas pelo programa, com os links para inscrição, quantidade de vagas, as datas e os horários. 

Palestra “Um passeio pela história da animação”

A atividade traçará um painel histórico da animação ao mostrar suas raízes com o cinema. Serão abordados os primeiros experimentos realizados para transformar a imagem em movimento por meio do uso de ilustrações criadas à mão. Seja qual for a modalidade ou tecnologia empregada, arte rupestre, brincadeiras de luz e sombra ou óculos de realidade virtual, a animação surge a partir do desejo de contar histórias por meio do movimento. A palestra será ministrada pela educadora, produtora cultural e motion designer, Shirley Alencar. A profissional lecionou por mais de cinco anos na rede pública de ensino e atuou como produtora cultural junto à companhia de teatro Quizumba!. Atualmente, dedica-se à produção de  peças animadas como freelancer.

Link para inscrição: CLIQUE AQUI  

Vagas: 60

Data: 04/02

Horário: 14h às 16h

Oficina “Introdução ao Jogo” (foto)

A oficina propõe explorar alguns dos elementos fundamentais para estudo e trabalho no teatro, sensibilização, consciência do corpo e do espaço e apresentar vocabulários básicos, dentre os quais escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação. 

A partir de exercícios de concentração, improvisação, expressão corporal, vocal e leitura de textos, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a percepção de si mesmos, do outro e do coletivo. A atividade é voltada para estudantes de teatro em fase inicial e pessoas interessadas no tema. A seleção dos participantes será feita mediante análise de ficha de inscrição. A oficina será ministrada pela atriz Simone Ordones. Desde 1994, é integrante do Grupo Galpão (MG), no qual atuou como atriz e diretora em 12 espetáculos, dentre os quais “O Firme Soldadinho de Chumbo” e “Sonhos de Uma Noite com o Galpão”.

Prazo de inscrição: até 27/01

Link para inscrição: CLIQUE AQUI

Vagas: 25

Data: 08 e 10/02

Horário: 14h às 16h

Oficina “Freud é muito Black Mirror”

A oficina analisará alguns episódios da série de TV britânica de ficção científica “Black Mirror” e traçará paralelos com teorias do psicanalista Sigmund Freud. Em alguns episódios, a série faz diversas referências a conceitos elaborados pelo Pai da Psicanálise. Os episódios que serão analisados são os seguintes: “The National Anthem”, “The Entire History of You”, “Be Right Back”, “White Christmas”, “Nosedive”, “San Junipero”, “Hated In The Nation”, “USS Callister”, “Arkangel”, “Hang the DJ” e “Striking Vipers”.

A oficina será ministrada pelo produtor, crítico e roteirista audiovisual, Thiago Neres, e pelo pesquisador Fábio Moreira Vargas. Neres atuou como crítico de cinema e foi co-roteirista do curta metragem “Garoa” (2016), selecionado para a mostra digital do prestigiado Festival de Cannes, na França. Vargas é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. De 2016 a 2017, desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre a relação entre psicanálise e filosofia. Atualmente é mestrando em psicologia no Instituto de Psicologia da USP. 

Link para inscrição: CLIQUE AQUI 

Vagas: 60

Data: 10/02

Horário: 18h às 21h

Oficina “A Energia da Palavra”

Voltada para pessoas que atuam em teatro (atores, dramaturgos, músicos, pesquisadores e estudantes), a oficina focalizará o estudo do texto e a emissão da palavra por meio de estímulos vocais e corporais e leituras. O objetivo é propor aos participantes uma investigação sobre o entendimento daquilo que conecta o trabalho em sala ao momento da cena no palco. 

A oficina também visará desenvolver princípios como o jogo e a polifonia, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração. A seleção dos participantes será feita mediante análise de ficha de inscrição. A oficina será ministrada pela atriz e bailarina, Lydia Del Picchia. AO longo de sua carreira, atuou nos grupos de dança Trans-Forma, Cia. de Dança do Palácio das Artes e Grupo 1º Ato. Desde 1994, integra a companhia teatral Grupo Galpão (MG).

Prazo de inscrição: até 27/01

Link para inscrição: CLIQUE AQUI   

Vagas: 30

Data: 15 e 17/02

Horário: 14h às 16h

“Encontros Líricos com o ‘Barbeiro de Sevilha’, de Gioachino Rossini”:

Voltada para o público interessado em se iniciar no universo da ópera, a palestra analisará aspectos da famosa ópera “O Barbeiro de Sevilha”, escrita pelo compositor italiano Gioachino Rossini.   

A palestra também exibirá trechos de versões da ópera já encenadas para que os participantes tenham melhor entendimento e percebam as diferentes possibilidades de produção e encenação que a obra proporciona. A palestra será ministrada pelo professor e pesquisador de música lírica, Sergio Casoy. Ele é autor dos livros “A Invenção da Ópera” “Ópera e Outros Cantares”.

Link para inscrição: CLIQUE AQUI 

Vagas: 50

Data: 16 e 17/02

Horário: 18h30 às 20h30

Oficina “Grupo Galpão: Uma história de teatro”

A oficina fará um painel histórico do teatro. Serão abordados os diferentes gêneros e estilos, como a tragédia grega, os autos medievais, a commédia dell’arte, o teatro popular e o barroco, o teatro elizabetano, a comédia clássica, o teatro realista de Anton Tchekhov, o teatro épico de Bertold Brecht e a cena contemporânea de teatro. A oficina é para atores, pesquisadores e estudantes de teatro e artes.

Além disso, a oficina apresentará um histórico do Grupo Galpão (MG), uma das principais companhias teatrais do país que neste ano completa 40 anos de existência. A oficina mostrará alguns trabalhos que o grupo realizou com encenadores brasileiros e estrangeiros e os relacionará com o conteúdo abordado. A oficina será ministrada pelo ator, diretor e dramaturgo Eduardo Moreira, fundador do Grupo Galpão.

Link para inscrição: CLIQUE AQUI 

Vagas: 60

Data: 22 e 24/02

Horário: 18h às 20h

Oficina “Uma breve experiência de grupo”

A oficina buscará investigar questões do fazer teatral na atualidade, por meio de práticas e trocas de experiências entre os participantes. A partir das questões propostas, a oficina também exercitará coletivamente a capacidade de jogo e a interação no trabalho com a criação virtual. A palestra será ministrada pelo ator e diretor Júlio Maciel, integrante desde 1990 do Grupo Galpão (MG).

Prazo de inscrição: até 27/01

Link para inscrição: CLIQUE AQUI 

Vagas: 30

Data: 08 e 10/03

Horário: 18h às 20h