Homenageadas

Mulheres Hortandenses em Ação

Confira vídeos das entrevistas

  • Ir. Francesca Prando

    Missionária

    A Irmã Francesca conquista nosso coração com sua experiência e entrega à vida religiosa. Sua vida é um ato de amor às meninas atendidas pela Casa Betânia da Paz, onde acolhe e oferece o caminho para que elas realizem seus sonhos quando mulheres.

    A nossa homenagem fica por aqui. Foram dezenas de histórias de vida, de superação de desafios e de muita, mas muita emoção. Lágrimas e sorrisos que empolgam a Secretaria de Cultura e o Centro de Memória “Leovigildo Duarte Junior” a continuarem coletando e divulgando memórias e trajetórias de nossas munícipes.
    Parabéns à equipe que colaborou com este trabalho e parabéns às nossas Mulheres Hortolandeses em Ação. Vocês são demais!
    Toda a exposição virtual Mulheres Hortolandenses em Ação ficará no https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/homenageadas/
    Agora é 3C – Confira, Curta e Compartilhe!

  • Vitória Maíra Amorim Silva

    Técnica de enfermagem

    Fruto da miscigenação entre indígenas e português.Vitória,  nascida na pequena cidade de Monte Mor. Começou sua carreira profissional na cidade de hortolândia, e hoje também atuante na cidade.

  • Aparecida Lopes

    Servidora Pública da Prefeitura de Hortolândia

    Fé, esperança e amor pela cidade de Hortolândia. A Dona Cida é daquelas servidoras públicas apaixonadas pelo que faz. Ajuda a todos os colegas de trabalho, colabora e se entrega a todas as tarefas que lhe são entregues. Conheça a história de luta dessa mulher hortolandense em ação, já perto de se aposentar, mas cheia de sonhos, inclusive cursar uma faculdade.

  • Dra. Renata Brandão Lazzarini

    Juíza de Direito – Diretora da Comarca de Hortolândia

    A Renata conquistou seu espaço no Poder Judiciário. É a única promotora mulher da comarca e atua com toda a força e respeito em prol das crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Sua força vem do que aprendeu com a mãe: é possível combinar o papel de promotora de justiça com o olhar do amor e da promoção do acesso aos mais necessitados.

  • Dra. Juliana Ibrahim Guirao Kapor

    Juíza de Direito – Diretora da Comarca de Hortolândia

    A Juíza de Direito Dra. Juliana Ibrahim Guirao Kapor abraçou Hortolândia e construiu cada vitória na estruturação do Poder Judiciário em Hortolândia, um desafio de anos cumprido com toda a força e capacidade. Conheça uma das mais importantes mulheres de nossa cidade.

  • Dra. Leandra Tofano Padovani

    Médica Ginecologista e Obstetra

    Emoção, empatia e dedicação resumem a trajetória da Dra. Leandra, que recorda os ensinamentos de sua mãe a cada mulher que atende como médica e obstetra. Com ela, com certeza, as mulheres e bebês estão em boas mãos. Curta essa história com a gente!

  • Dra. Tatiana Morais

    Médica em Saúde da Família e Nutrologia

    Ela é apaixonada por Hortolândia e sua gente. A Tatiana cuida do nosso povo com todo carinho, atuando como médica em saúde da família e nutrologia. Conheça a história dessa mulher determinada e agradecida a Deus.

  • Yudlia Yilzara Bolívar (Sara)

    Imigrante venezuelana

    Sara veio da Venezuela e trouxe saberes e sabores. Ela é uma simpatia que cativa com apenas dois dedinhos de prosa. O sotaque e a emoção dessa mulher que não desanima por nada vão “temperando” a cidade de Hortolândia, que a recebeu de braços abertos.

  • Julia Rany Campos Freitas Pereira Uzun

    Historiadora

    Conhecer a Julia é entrar numa roda de causos e memórias. Se for sobre Hortolândia, ela dá aulas inesquecíveis. Para a Julia, a educação transforma o mundo. Aprenda um pouco mais sobre essa historiadora que conhece Hortolândia como poucos.

  • Juliana dos Santos

    Trancista

    Ela faz a cabeça da mulherada. Trançar cabelos é um dom; e a Juliana resolveu começar a embelezar mulheres negras com a arte de suas mãos, por meio de seus contatos no Instagram. A jovem, mulher, empreendedora e negra agita a internet e mostra que toda mulher tem o direito de ficar mais bonita.

  • Renata Cristina Anastácio e Keila Cristina Anastácio Antônio

    Empreendedoras da gastronomia

    Elas tomaram um lugar que normalmente é ocupado por homens: A cozinha e a gestão de um pesqueiro.
    O jeito família da Renata e da Keila agrada a todos os clientes que buscam lazer e as delícias do trabalho dessas duas empreendedoras que ajudam a tornar nosso dia mais saboroso, com gostinho de peixe preparadinho na hora.

    Renata Cristina Anastácio Paulino 35 anos . Moradora do Bairro Taquara Branca desde o nascimento. Moramos no mesmo sítio desde a geração dos tataravós. Formada como técnica de enfermagem do Trabalho e em Gastronomia. Atuei no hospital Municipal Mário Covas, clínicas particulares em campinas e maior parte da carreira de enfermagem do trabalho em empresa do ramo ferroviário da cidade de Hortolândia. Hoje digo que abandonei a enfermagem que é uma paixão para seguir uma paixão maior: Estar do lado da família e ter a cozinha como fonte de renda e fonte de paixão.

    Keila Cristina Anastácio Antônio, 41 anos, casada. Moradora do Bairro Taquara Branca onde a família tem sítio desde seus tataravós. Técnica em contabilidade, formada em Comunicação Social e especializada em logística. Em 2011, depois de passar por algumas empresas, abandonei tudo para prosseguir com o sonho de seus pais de continuar o Pesqueiro Ademar e Família Ltda.

  • Daiane Cassemiro Fraga Fontes e Daniele Cassemiro Fraga (Daia e Dani)

    Empreendedoras da beleza

    As irmãs super poderosas Dani e Daia vieram do Paraná quando criança e cresceram junto com a cidade para deixar as mulheres hortolandenses mais bonitas e com a auto-estima lá em cima. No ramo da estética elas são referências e realizam sonhos por meio do empreendedorismo feminino, de mulher para mulher.

    Daiane Cassemiro Fraga Fontes. Empresária, 34 anos , casada , natural de São João do Ivai – PR, Cabeleireira Especialista em mechas e Mega hair , vive em Hortolândia desde os 7 anos de idade, cidade que ama e se dedica contribuindo para o desenvolvimento e crescimento. Aos 25 anos, decidiu empreender na cidade transformando mulheres e levando auto estima e beleza .

    Daniele Cassemiro Fraga , 31 anos , empresária e criadora do Método de massagem Daniele Fraga.
    Há mais de 13 anos no ramo de estética ajudando as mulheres a realizarem sonhos .

  • Cynthia Jardim Santos

    Psicóloga

    Inspiração e superação. A Cynthia ficou cadeirante aos 21 anos, mas isso não a impede de atuar como psicóloga, inclusive contribuindo para o tratamento de outras pessoas com deficiência. Força e muita capacidade definem o perfil dessa incrível mulher hortolandense em ação.

  • Meninas da limpeza urbana

    Seis mulheres e uma cidade e vassouras como símbolo de liberdade e autonomia. Elas varrem as ruas de Hortolândia e conquistam seus desejos “sem depender de ninguém”. Nessas histórias, você vai encontrar a emoção, a simpatia e a luta dessas mulheres que, diariamente, ajudam manter a qualidade de vida da nossa cidade, não apenas pela limpeza, mas pela experiência de vida e simplicidade que carregam no semblante.

    Kelli Ribeiro Moreira

    Nasci em Campinas, mas cresci em Hortolândia. Vi o crescimento e desenvolvimento da cidade. Através do emprego e força de vontade, tive muitas conquistas como sua casa própria e carro.

    Ana Cláudia de Oliveira Sena

    Casada, três filhos. Nasci no Piauí e vim para Hortolândia em 1997. Aqui em Hortolândia conquistei meu emprego e minha independência.

    Simone Aparecida Vicente

    Nasci em Campinas e cresci em Hortolândia. Sou mãe de 5 filhos, criei eles sozinha com meu esforço e trabalho.

    Rosivania Alves Bandeira

    Sou casada e tenho 2 filhos. Nasci no Ceará e vim para Hortolândia em 2014. Aqui em Hortolândia conquistei meu emprego, junto também a minha casa e carro.

    Isabel Batista da Silva

    Nasci na Bahia e vim morar em Hortolândia aos 13 anos de idade. Aqui na cidade conquistei minha independência.

    Amélia Avelino dos Santos

    Tenho 3 filhos, nasci em Pernambuco e vim para Hortolândia em 2001. Aqui em Hortolândia realizei meu sonho, conquistei minha casa própria.

  • Adriana Alves dos Santos Herdeiro

    Guarda municipal

    Trabalhar na Segurança Pública sem perder a feminilidade. A Adriana construiu sua vida e família em Hortolândia, com sensibilidade, sem que isso signifique fragilidade. Ela tem o desejo de ser sempre luz, procurando a justiça no atendimento ao povo hortolandense.

  • Rosemeire Cristina Rigueira Capato

    Pastora

    Ela quebra tabus, enfrenta o machismo e busca se consolidar como liderança religiosa. Como forma de luta, a pastora Rosi difunde o amor, ajudando e orientando as famílias de Hortolândia que buscam sua igreja.

  • Crislene Magalhães de Araujo Santos (Cris)

    Dona de casa e influenciadora digital

    Cuidar de casa, ser mãe e ainda trabalhar fora não é nada fácil. Como a gente faz para dar conta de tudo? Pelo Instagram, a Cris descobriu um jeito de ajudar mulheres (e muitos homens) a cuidar melhor da casa, com dicas que facilitam a vida. Confira a história no nosso canal e nas nossas redes.

  • Ieda Manzano de Oliveira

    Secretária de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura de Hortolândia

    Ieda Manzano é uma mulher forte, conquistou seu espaço na Administração Pública e atua com grande poder de decisão. Sua capacidade e seu trabalho cheio de dedicação e amor fazem Hortolândia ficar cada dia melhor.

  • Alessandra da Silva Félix

    Motorista de ônibus

    Atenção senhores (as) passageiros (as) a homenageada de hoje chegou. Alessandra da Silva Félix é Motorista de ônibus e fez sua parada em Hortolândia ainda muito jovem onde encontrou a oportunidade de buscar independência, criar e educar suas duas filhas. Iniciou sua vida profissional como diarista, depois teve a chance de ingressar como cobradora de ônibus e logo após enxergou a oportunidade de ser motorista e alegra-se por colaborar com a rotina de muitas pessoas diariamente.

  • Priscila Pereira de Andrade Filier

    Musicista

    Ouvidos atentos? A homenageada Priscila Pereira de Andrade Filier relata sua alegria de estar inserida nos projetos musicais de Hortolândia. A Musicista, iniciou sua trajetória no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia em 2002 e comemora sua permanência e participação na Banda Municipal de Hortolândia. Priscila que também é professora de percussão sinfônica acredita na importância da propagação cultural para a vida dos cidadãos. 

    O nosso carinho para a musicista que neste ano comemora 20 anos encantando os hortolandenses com as diversas canções tocadas por ela. Parabéns, Priscila. 

  • Rozana Gastaldi Cominal

    Poeta e professora

    Pronta para luta diária a Poetisa e Professora Rozana Gastaldi Cominal escreve porque acredita que o respeito mútuo seja a base do diálogo e deseja que a poesia  e a sororidade estejam na ordem do dia. Rozana tem poemas publicados em revistas literárias, e-books e livros impressos levando aos leitores um toque para que fiquem com os corações aquecidos com um toque de realidade. E, por falar em leveza, ela fez com que sua tristeza se transformasse em sua maior riqueza, poesias deixam os dias mais leves e é assim que Rozana pretende seguir buscando seus sonhos e objetivos.

  • Carolina Colombo Leme Lopes Ribeiro

    Capitã da Polícia Militar

    Sentido, a Capitã da Polícia Militar Carolina Colombo Leme Lopes Ribeiro chegou para contar sua história de vida na Exposição Digital “Mulheres Hortolandenses em Ação”. Formada pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 2005 em bacharelado de ciências policiais, a Capitã Carolina já trabalhou nas cidades de Guarujá, Limeira, Pirassununga, São João da Boa Vista e, atualmente, em Hortolândia. Pós-graduada em Direito Público também já cursou negociação, gerenciamento de crises e polícia judiciária militar, pela Polícia Militar. Carolina atua sempre com força e feminilidade. 

  • Isabelly Modesto

    Estudante e Influenciadora Digital

    Influenciadora de livros e leitura – ou “Bookstagramers” é a nossa homenageada “teen”. Isabelly Modesto é uma jovem que descobriu sua paixão pela leitura e decidiu influenciar outros adolescentes para que entrem no mundo da imaginação por meio dos diversos títulos. Nas redes sociais, Isa compartilha dicas e resenhas sobre títulos de diferentes gêneros. Parceira da nossa Biblioteca Municipal, destaca a importância de desenvolver o hábito da leitura. 

  • Letícia Sousa da Silva

    Atriz e Influenciadora Digital

    Senhoras e senhores, esta homenageada tem um toque de fofura especial! Preparados? Fofurômetro nível hard ativado! Letícia Sousa da Silva é atriz e influenciadora digital. Com apenas 10 anos, a hortolandense já atuou em sete filmes, novelas infantis e concursos para miss. Letícia destaca o reconhecimento do seu trabalho e agradece por ser tão bem aceita. 

    Hortolândia, terra de muitos talentos, tem a grata satisfação de compartilhar histórias, tanto de superação e desenvolvimento como de jovens com tamanho potencial para brilhar, como a Letícia. A Exposição Digital “Mulheres Hortolandeses em Ação” apresenta durante todo mês de março diversas mulheres que representam tantas outras nos mais variados segmentos de atuação que contribuem diretamente com o desenvolvimento da cidade.

  • Mida Pereira

    Assistente Social CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher)

    Atuante nos movimentos políticos, você vai conhecer hoje na Exposição Virtual “Mulheres Hortolandenses em Ação”, a brilhante participação da ex-vereadora Guiomar Hoffman. Natural de São João da Boa Vista, mudou-se para Hortolândia ainda jovem e teve a oportunidade de participar da construção política da cidade. Mãe de três filhos, empreendedora e comerciante, é conhecida pela solidariedade prestada aos Militante das causas femininas, Mida Pereira acredita que a política é uma ferramenta importante para o fortalecimento das instituições comprometidas com a formação e bem-estar de crianças, adolescentes e jovens. Atuante em movimentos sociais e religiosos, têm focado suas energias e conhecimentos, principalmente, em defesa dos direitos das mulheres. Sua busca constante é por igualdade de direitos e respeito pelas mulheres. Ex-vereadora, foi a única mulher eleita em 2012, entre várias ações de seu mandato, o destaque é para o movimento (Delegacia da Mulher JÁ), que mobilizou mulheres e homens na coleta de assinaturas em prol da causa, bem como palestras de conscientização sobre o assunto que foi tema em matérias jornalísticas da nossa região e finalmente esse ano a DDM será implantada em nossa cidade. Mida deixa claro que, mulher tem que ter “vez e voz” em todos seguimentos da sociedade.

  • Guiomar Hoffman

    Assistente Social CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher)

    Atuante nos movimentos políticos, você vai conhecer hoje na Exposição Virtual “Mulheres Hortolandenses em Ação”, a brilhante participação da ex-vereadora Guiomar Hoffman. Natural de São João da Boa Vista, mudou-se para Hortolândia ainda jovem e teve a oportunidade de participar da construção política da cidade. Mãe de três filhos, empreendedora e comerciante, é conhecida pela solidariedade prestada aos menos favorecidos na região do Jd. Sumarezinho, onde reside até os dias atuais. Eleita a vereadora mais votada do partido, foi reeleita pela atuação em diversos movimentos. Na sua trajetória Guiomar foi presidente de partido, disputou também candidaturas a vice-prefeita e a deputada estadual. Uma mulher exemplo para encorajar outras mulheres a cargos eletivos, e na busca da igualdade .

  • Josefa de Sousa Santos Teixeira

    Assistente Social CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher)

    Negra, nordestina e Assistente Social concursada, Josefa de Sousa Santos Teixeira faz parte das 42 mulheres que foram contempladas para representar outras tantas mulheres hortolandenses que participam ativamente do desenvolvimento desta jovem cidade que acolhe e promove os cidadãos. A servidora pública  atualmente está  na coordenação do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica) destaca a  importância da liberdade de escolha. As conquistas que vive hoje são frutos da luta que Josefa superou ao longo da vida e teve a oportunidade de ressignificar situações adversas. Orgulho define a mulher forte que se tornou.

  • Renata Correa

    Coordenadora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia- Unidade Respiratória

    Renata Julião Correa é enfermeira intensivista e está atualmente coordenando a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia-Unidade Respiratória. A enfermeira atua com doação incondicional e empatia pelo próximo por acreditar na promoção e prevenção à saúde. Determinada a homenageada desta quinta-feira (9/3), da Exposição Digital “Mulheres Hortolandenses em Ação”, destaca a importância de estar preparada para atuar sempre pela vida dos cidadãos. Renata comemora diariamente a vida e a paixão por crianças, família e amigos. 

  • Tomázia Lopes de Freitas (in memorian)

    Costureira e militante pelos direitos da mulher

    Você está convidado(a)para conferir a emocionante história da Dona Tomázia Lopes de Freitas. Uma senhora lutadora que realizou diversas benfeitorias pela cidade. Tomázia, que infelizmente faleceu no dia 8 de março de 2021, foi costureira e muito solidária aos que precisavam de amparo. No vídeo, o relato emocionante contado pelas filhas Fátima Lopes de Freitas e Maria de Jesus Lopes de Freitas. Natural do Paraná, Dona Tomázia era uma católica atuante, trabalhadora; encarou diversos desafios para educar e proporcionar melhores condições de vida às filhas. Batalhadora, participou da emancipação de Hortolândia em 19 de maio de 1991 e colaborou com o desenvolvimento de diversos segmentos, inclusive educação, empoderamento feminino e inclusão social da cidade. Uma homenagem preparada com carinho que ficará nos arquivos do Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde a Exposição Digital “Mulheres Hortolandenses em Ação”, já está disponível.

  • Origens do Dia da Mulher

    Julia Rany Campos Freitas Pereira UzunHistoriadora

    Desde 1911 é celebrado o Dia Internacional das Mulheres no dia 8 de março em diversos países, como uma luta por direitos das mulheres. A tradição de lutas em favor da paz, do desenvolvimento e da justiça ainda nos dias atuais mostra que as barreiras econômicas e culturais podem ser deixadas de lado para a defesa de uma causa comum. Entre tantas lutas, o fato mais marcante ocorreu no dia 8 de março de 1917, quando cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como “Pão e Paz”.
    Todo conteúdo é apresentado no vídeo pela Historiadora Júlia Rany Campos Freitas Pereira Uzun, que gentilmente colaborou com a Exposição “Mulheres Hortolandeses em Ação”, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura e o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”.

  • Miriany Amaral de Almeida

    Maquiadora

    Apaixonada pelo universo da beleza, Miriany Amaral de Almeida, mais conhecida como Miri Maquiadora, também atua como influenciadora digital do mundo da beleza. Miri destaca a alegria de crescer junto com Hortolândia. A jovem que dedica seus dias também para cuidar das duas filhas, mudou de carreira e se diz realizada profissionalmente. “Assim como essa cidade, estou em constante crescimento e transformação”, avaliou mais uma homenageada da Exposição Digital “Mulheres Hortolandenses em Ação”.

  • Maria Madalena Silva

    Técnica de enfermagem

    Maria Madalena Silva tem uma carreira consolidada no serviço público. São quase 20 anos de dedicação à Saúde do município. Enfermeira, mãe e avó são algumas das melhores qualidades de quem atua com amor pela profissão e principalmente carinho por cada cidadão que utiliza dos serviços de saúde de Hortolândia. Grata por conquistar seu espaço na rede municipal de saúde, Madalena afirma ser privilegiada. Relatar histórias de conquistas e superações como a da Madalena, é o principal intuito da Exposição Digital “Mulheres Hortolandenses em Ação”, que foi elaborada pelo Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior” em parceria com a Secult Hortolândia.

  • Evelyn de Moraes Werdine

    Coach

    A Coach passou por uma transição de carreira há 2 anos, após 20 anos de trabalho na mesma empresa. Atualmente, auxilia mulheres a elevarem sua autoestima por meio do “vestir”. Uma profissional que ajuda na transformação dessas mulheres e que traz na sua história vários momentos de mudanças. Sua maior satisfação é fazer com que mulheres de diversas profissões conquistem seus objetivos, por meio da produção contextual descoberta do seu trabalho. Evelyn destaca que a sua nova escolha de vida fez com que ela pudesse enxergar novos horizontes e atuasse com precisão no empoderamento feminino.

  • Neurenice Bezerra Aponuceno (Nice)

    Professora

    Relato com sabor de infância, com boas memórias. Neurenice Bezerra Aponuceno, mais conhecida como professora Nice, migrou-se do Maranhão para Hortolândia em 1988 e desde então escreve sua trajetória de vida nesta terra acolhedora. Concursada há 24 anos no município, Nice relata seu amor pela profissão e gratidão pela vida. Nice é mais uma mulher homenageada da Exposição Virtual “Mulheres Hortolandenses em Ação”, que tem como objetivo destacar a importância da atuação feminina nas mais diversas áreas profissionais.

  • Jaqueline Cordeiro Ribeiro

    Manicure

    Jaqueline Cordeiro Ribeiro, jovem hortolandense e manicure, é a homenageada da Exposição Digital “Mulheres Hortolandenses em Ação” desta quarta-feira (3). Formada pelo Senac em 2014, destaca o orgulho de proporcionar uma beleza reparadora para suas clientes em cada trabalho que realiza. Apaixonada pela sua profissão, ressaltou a importância de ser mulher e trabalhar em prol da autoestima de outras mulheres. Sua autonomia garante a realização de seus objetivos e sonhos.

  • Giovanna Pavesi Porto (Gigi)

    Cabeleireira

    Mulher transgênero, travesti, assumida desde os 13 anos de idade. Símbolo de resistência e superação contra o preconceito, demonstrando cidadania por meio de uma história de mais de 30 anos de trabalho como cabeleireira no município.

  • Maria dos Anjos

    Presidente do Fundo Social de Solidariedade | Primeira-dama de Hortolândia

    Iniciamos o mês da Mulher com uma programAção repleta de afeto pelas convidadas que integram a Homenagem Digital “Mulheres Hortolandenses em Ação”, realizada pelo Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Homenagem a quem, com força, sabedoria e delicadeza, transforma o nosso dia-a-dia em algo suave e encantador.
    A primeira homenageada Maria dos Anjos é uma mulher sensível e, acima de tudo, solidária. Seu exercício constante de aprendizado é uma lição de vida. Como primeira-dama do município e à frente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia atua diretamente com a população em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo projetos sociais importantes que visam a qualidade de vida, a capacitação profissional e a geração de renda e emprego, para a redução das desigualdades sociais. Maria dos Anjos tem a prática da solidariedade como sua maior lição de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *