Filme “Santa y Andrés” é atração da mostra LGBTQIA+ realizada pelo Ponto MIS

Filme “Santa y Andrés” é atração da mostra LGBTQIA+ realizada pelo Ponto MIS
Filme cubano é ambientado nos anos 1980, e aborda a improvável amizade entre Santa e Andrés

O projeto online “Bate-papo de cinema” continua com a mostra em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. A atração desta semana é o filme cubano “Santa y Andrés”. O longa-metragem está disponível para o público a partir desta quinta-feira (24/06) até o sábado (26/06). Quem quiser assisti-lo, deve fazer inscrição por meio deste LINK. O projeto é realizado pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia.

O projeto também realiza no sábado um debate sobre o filme. Participam do bate-papo o pesquisador em gestão cultural e ex-curador do Festival MixBrasil, André Fonseca, e a socióloga e doutora em Comunicação e Semiótica, Ellen Doppenschmitt. A mediação será do jornalista e roteirista, Raphael Scire. O bate-papo será às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Ponto MIS (CLIQUE AQUI). O bate-papo terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

O filme, ambientado nos anos 1980, conta a história de Andrés, um escritor homossexual que vive numa pequena aldeia. Ele é considerado “suspeito” pelas autoridades políticas por suas crenças ideológicas. Santa, uma jovem camponesa fiel ao governo de Fidel Castro, é designada para vigiar Andrés e impedir que ele participe de um fórum pela paz. Durante a vigília de três dias, surge uma amizade improvável entre a moça e o escritor. O filme é protagonizado pelos atores Eduardo Martinez e Lola Amores. A direção é de Carlos Lechuga. O filme tem classificação indicativa de 14 anos.