Filme “O Último Imperador”, premiado com 9 Oscars, é atração do Ponto MIS desta semana

Hortolândia e Ponto MIS exibem filme que consagrou cineasta italiano Bernardo Bertolucci

Para quem gosta da sétima arte, o projeto on-line “Bate-Papo de Cinema”, realizado pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Prefeitura de Hortolândia, exibe uma produção espetacular. Nesta semana, a atração é o filme “O Último Imperador”, ganhador de 9 Oscars, do cineasta italiano Bernardo Bertolucci (1941-2018). O longa-metragem está disponível para o público a partir desta quinta-feira (26/08) até o sábado (28/08). Para assistir o filme, é necessário fazer inscrição neste LINK. A exibição acontece em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte.

O projeto ainda promove, no sábado (28/08), um bate-papo sobre o filme com o crítico de cinema e pesquisador, Luiz Carlos Oliveira, e mediação da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O bate-papo será transmitido ao vivo, às 18h, pelo canal do YouTube do Ponto MIS (CLIQUE AQUI), com interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

Um dos grandes exemplares da modalidade cinebiografia histórica, “O Último Imperador” conta a trajetória de Aisin-Gioro Puyi, mais conhecido como Pu Yi, o último imperador da China. Ele recebeu o título com apenas três anos de idade e viveu enclausurado no famoso palácio imperial  “A Cidade Proibida”, em Pequim. O filme teve cenas rodadas no local. A história do protagonista é contada por meio da estrutura de “flashback”.

O filme consagrou Bernardo Bertolucci. Em 1988, “O Último Imperador” recebeu 9 Oscars, dentre os quais Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora, composta pelo músico americano David Byrne (que, na época era o líder da banda de rock Talking Heads), pelo músico japonês Riuchi Sakamoto (que também atua no filme) e pelo compositor chinês Cong Su.