Festival Jacuba de Graffiti é neste final de semana (30 e 31/10), em Hortolândia

Quarta edição do evento, promovido pela Prefeitura, terá pintura da fachada do Caism e oficina de etiquetas adesivas para crianças

Quem está em busca de opções culturais gratuitas para o feriado prolongado em Hortolândia já tem o que anotar na agenda. Neste final de semana (30 e 31/10), a Prefeitura promove mais uma etapa do 4°. Jacuba Festival de Graffite (edição “girls”/garotas), idealizado pelos grafiteiros  “Kranium” e “Cabelin”. Nos dois dias, haverá intervenção artística em prédio público, das 9h às 17h, e oficinas culturais, das 10h às 11h e das 14h às 15h. Todas as ações acontecem no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), localizado na Rua José Pereira de Lira, 255, no Jardim Green Park Residence.

A primeira etapa do evento, concluída nesta terça-feira (26/10), foi na Praça “A Poderosa”, no Jardim Santa Izabel. Lá, uma equipe de três graffiteiras pintou os degraus da arquibancada em cores vibrantes, utilizando a técnica 3D (três dimensões) para criar figuras humanas. O trio liderado pela artista Bruna Moreira, mais conhecida no universo do graffite como “Bromou”, é formado por Lady Brown e Ellen Amorim.

As oficinas culturais de “Stickers” (arte urbana que utiliza etiquetas adesivas) são voltadas a crianças entre cinco e 12 anos de idade. Elas serão oferecidas pela artista Mariana de Luz, conhecida no meio como “Looz”. As inscrições podem ser feitas através dos perfis @jacubagraffitie e @looz.monsters.

Além das oficinas, haverá também a pintura da fachada do Caism, com figuras alusivas ao “Outubro Rosa”, campanha de prevenção ao câncer de mama. A intervenção artística será feita por cinco artistas nacionais e internacionais do graffiti: Deka Costa e KalinS, de São Paulo; Lu Bicalho, do Espírito Santo; Nati, de Brasília, e Sarhai, de Luanda, em Angola. A população poderá acompanhar em tempo real a criação do mural. Elas foram selecionadas entre 81 inscritas por três curadoras escolhidas entre nomes de graffiteiras de projeção nacional.

Segundo a Secretaria de Cultura, o Jacuba Festival de Graffite busca potencializar a expansão do movimento de mulheres no Graffiti, crescente em todo o mundo. “Esse é um evento idealizado pelos grafiteiros ‘Kranium’ e ‘Cabelin’, que criaram, desta vez, uma edição apenas com artistas mulheres. Além de quebrar tabus, o evento visa possibilitar o encontro de nomes nacionais e internacionais da força feminina do graffiti”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Régis Athanázio Bueno.