Estão abertas listas de interesse para população participar de cursos livres e formações culturais oferecidos pela Prefeitura

Hortolândia oferecerá 23 cursos livres e cursos profissionalizantes para as áreas de teatro e dança

Quer participar dos cursos livres ou das formações culturais oferecidas pela Prefeitura de Hortolândia? Então, fique ligado! Estão abertas as listas de manifestação de interesse para a população. Os interessados devem preencher as listas, que podem ser acessadas no site Mapa da Cultura por meio deste LINK, ou direto nos links específicos das listas para os cursos livres e as formações culturais (confira abaixo os links). A Secretaria de Cultura salienta que o preenchimento das listas não significa garantia de vaga. As atividades estão previstas para começar em outubro.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a abertura das listas de interesse  integra o processo de retomada presencial das atividades oferecidas pela Prefeitura em unidades culturais do município e em espaços parceiros da Administração Municipal. No mês passado a Prefeitura abriu os editais de credenciamento para profissionais interessados em ministrar os cursos livres e as formações culturais.

“Com a manifestação de interesse baseada na localidade do morador, será possível identificar as demandas e oferecer as atividades de maneira mais efetiva para cada região da cidade”, salienta o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.

A Secretaria de Cultura ainda ressalta que as atividades culturais serão retomadas de acordo com os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento e higienização com álcool em gel.

Serão oferecidos 23 cursos livres para pessoas com idade a partir de 5 anos. Os cursos são os seguintes: artes para crianças, balé, canto coral, capoeira, contação de história, dança contemporânea, dança de rua, dança de salão, dança do ventre, desenho artístico, formação de DJ, fotografia com celular, grafite, jazz, lettering, musicalização infantil, percussão para PCD (pessoa com deficiência), pintura em tela, poesia e batalha de rima, redação e produção de texto, teatro (Iniciação), violão e você na internet. De acordo com a Secretaria de Cultura, nos cursos livres são feitos, em média, cerca de 1.800 atendimentos por ano letivo.

As formações culturais denominadas “Artes da Cena – Teatro e Dança” são cursos profissionalizantes para pessoas com idade a partir de 16 anos. Os cursos são ministrados na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.

De acordo com a Secretaria de Cultura, as formações têm componentes curriculares independentes que, em razão da carga horária extensa, possibilitam ao aprendiz pleitear os Atestados de Capacitação Profissional, documentos emitidos pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo (SATED) para teatro, e pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo (SINDDANÇA), para dança.

Os componentes curriculares das formações são os seguintes:

– Componentes específicos para teatro: interpretação e montagem (4 semestres)

– Componentes específicos para dança: improvisação, composição, laboratório de montagem (2 semestres)

– Componentes que valem para teatro e dança: consciência corporal e anatomia, expressão corporal, expressão vocal, iluminação, legislação e produção cultural, maquiagem, caracterização e indumentária

– Componentes optativos (teatro): Núcleo Experimental de Teatro, história do teatro I e II, história do teatro brasileiro, interpretação para a câmera, humor, clown e palhaçaria, sonoplastia

– Componentes optativos (Dança): Núcleo Experimental de Dança Contemporânea, análise crítica da dança, danças do Brasil, dança e educação, balé, história da dança, dança contemporânea.

Confira abaixo os links diretos para as listas de interesse:

– Lista de manifestação de interesse para os cursos livres: LINK

– Lista de manifestação de interesse para as formações culturais: LINK