Escola de Artes “Augusto Boal”

ENDEREÇO:

Rua Casemiro de Abreu, s/nº | Jardim Amanda

TELEFONES: (19) 3819-0518 / (19) 3819-0549

Cursos livres oferecidos

Todos os aprendizes podem participar da Mostra Interartes que reúne os trabalhos realizados ao longo do ano letivo

Cursos oferecidos

Artes para crianças – A partir de 5 anos

Atividades que envolvem música, artes plásticas e teatro, Brincadeiras infantis, leitura e contação de histórias, desenho livre, origami.

Ballet – A partir de 5 anos. 

Postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.

Contação de História – A partir de 14 anos

Fundamentos da contação de histórias; a origem da literatura infantil; histórias infantis e desenvolvimento das crianças; contos de fada e o universo infantil; características de uma boa obra para crianças; as dificuldades de ser criança; transmissão de valores através das histórias; tirando maior proveito das histórias; contação de histórias e interação social; estudo da história infantil; processo comunicativo e oralidade.

Dança de rua – A partir de 12 anos

Iniciação aos diversos estilos e modalidades das danças de rua como Break, HipHop, Street Dance, Locking, Popping, House e Freestyle. Trabalho específico de transferências de peso em níveis baixo, médio e alto, saltos e giros. Elementos da improvisação e da relação com o espaço e o coletivo. Musicalidade e ritmo integrados ao movimento. Aspectos do contexto sócio-político-cultural em que estão inseridas as danças de rua; Participação em mostra pública de resultados. 

Dança do ventre – Mulheres a partir de 16 anos

História da dança do ventre, Vibrações e movimentos fundamentais, impacto, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo; Controle abdominal e isolamento das outras partes do corpo, movimentos lateralizados e retos de pescoço, quadris torso, ondulações de braços e mãos, vibrações suaves e rápidas de ombros quadris, movimentos circulares do torso com caídas e acentuações emendadas com ondulações de peito e abdômen. 

Formação de DISC JÓQUEI – DJ Iniciação – A partir de 11 anos

Capacitar e desenvolver habilidades relacionadas à mixagem de músicas, aprendendo técnicas para tocar em diferentes ambientes que vão desde festas bailes a recepções e cerimoniais. Instalar e configurar equipamentos eletrônicos para DJ, desenvolver habilidades de mixagem de diferentes estilos musicais.

Fotografia com celular – A partir de 14 anos

História da fotografia; Funcionamento da Câmera – obturador, diafragma, fotômetro, ISO e Exposição; Formato de Arquivo; Operação – Controle e Recursos; Tratamento de fotografia com softwares gratuitos.

Jazz – A partir de 12 anos

Conhecimento do corpo; flexibilidade; organização do corpo no espaço; contração expansão do corpo; tônus; dinamicidade; ritmo e relações entre a música ea dança.

Redação e Produção de Texto – A partir de 14 anos

Fundamentos da produção textual na norma culta; ortografia; estruturação de frases, parágrafos e redações dissertativas; Gêneros literários; Desenvolvimento Estilo;

Leitura e interpretação de textos literários, informativos e científicos; Exercícios Prática de redação.

Teatro iniciação – A partir de 14 anos

Princípios da preparação corporal; Princípios da Preparação vocal; Exercícios Básicos: Posicionamento cênico, presença cênica, tônus muscular, Jogos lúdicos.

Poesia e batalha de rima – A partir de 14 anos

Conexões com o hip hop; Slam, fundamentos da poesia marginal; métrica; ritmo; melodia; aliteração; figuras de linguagem; improvisação; temas sociais; exercícios práticos.

Violão – A partir de 8 anos, desde que alfabetizado

Escalas maiores e menores (antiga ou natural, harmônica e melódica); Escala Pentatônica; Campo harmônico; Acordes; Dissonância e Intervalos maiores, menores, justos e diminutos; Descrição do repertório a ser executado.

Você na internet – A partir de 12 anos

Uso de plataformas de conteúdo tais como Youtube e Vimeo; Recursos Transmissão (lives) e postagem de vídeos; Plataformas de podcast – Produção Publicação; Edição e divulgação de conteúdo em redes sociais,

Link da Lista de interesse

Escola de Artes “Augusto Boal”

Rua Casemiro de Abreu, S/Nº – Jardim Amanda

Informações: 38190518 

Zap da Cultura: 19 9 99795576

Documentos para inscrição

1 foto 3X4

Cópia do Comprovante de Residência

Cópia do RG

Cópia do RG do responsável (caso seja menor de idade)

Estrutura

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_6214-1024x679.jpg

SALA “EXPERIMENTAL”

Destinada para atividades ligadas às Artes Cênicas, tais como ensaios, apresentações e exercícios cênicos. Possui cortinas e paredes pretas, além de equipamentos de iluminação cênica e sonorização de pequeno porte;

SALA “ARTES DO CORPO”

Destinada a atividades de preparação corporal, tais como exercícios físicos e de consciência corporal e vivências artísticas, dotada de barra para balé, espelhos, armários individuais linóleo, cortinas nos  espelhos, bolas suíças e placas de EVA;

SALA “ENCONTRO DAS ARTES”

Destinada a aulas teóricas e práticas, tais como exposições orais e audiovisuais, exercícios cênicos e corporais; possui recursos tecnológicos multimídia (data show, tela móvel e home theater) e cadeiras empilháveis.

AUDITÓRIO

Destinado a aulas teóricas, apresentações artísticas e projeções audiovisuais, tais como exposições orais, aulas especiais, palestras, conferências, seminários e sessões de cinema; Dimensões do palco: 7X3m; 77 lugares.

SALA ADMINISTRATIVA

Destinada ao atendimento de aprendizes e arte-educadores, realização de reuniões e atividades concernentes à rotina administrativa e de coordenação da unidade.

ESTACIONAMENTO

SANITÁRIOS: Andar superior – 1 Feminino, 1 Masculino e 1 Deficiente | Andar inferior – 1 Feminino e 1 Masculino (para uso exclusivo dos servidores e arte-educadores da unidade)

ELEVADOR PARA DEFICIENTES

COPA  (Uso exclusivo dos servidores e arte-educadores da unidade)

ALMOXARIFADO: Espaço com pia de higienização destinado para a guarda de insumos e equipamentos de limpeza predial: el –

FUNCIONAMENTO: De segunda a sexta-feira Manhã: Das 8h às 12h | Tarde: Das 13h às 17h | Noite: Das 18h às 22h