Edição especial do projeto “Achei um livro” acontece neste sábado (30/04)

Edição especial do projeto “Achei um livro” acontece neste sábado (30/04)

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Projeto espalhará 100 livros em quatro regiões de Hortolândia; 5 livros virão com um “Bilhete Dourado”, que dará direito a troca por mais um livro na biblioteca municipal 

Se você gosta de ler, fique atento! Você poderá ter a sorte de encontrar um livro em algum lugar da cidade. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte promove uma edição especial do projeto “Achei um livro”, neste sábado (30/04). Intitulada “Fantástica Fábrica de Histórias”, a edição especial espalhará 100 obras literárias em quatro regiões da cidade: Vila Real (praça São Francisco de Assis), Jardim Amanda II (Escola de Artes Augusto Boal), Jardim Rosolém (Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang) e Jardim Novo Cambuí (Lago da Fé). Em cada região serão deixados 25 livros em locais públicos, como bancos e mesas de praças, entre outros. A edição especial estava programada para ser realizada no dia 8 deste mês, mas foi cancelada.   

Cada um dos livros virá embrulhado com um laço azul e acompanhado de um dos seguintes brindes personalizados da biblioteca: lápis de escrever, ou bloco de notas, ou marcador de página magnético. 

Além disso, cinco livros virão ainda com o “Bilhete Dourado”. Quem tiver a sorte grande de encontrar um livro com o bilhete, poderá ir na biblioteca para trocar o bilhete por mais um livro a partir da próxima segunda-feira (02/05). Os títulos disponíveis para a troca são os seguintes:   

– “A guerra dos tronos – Crônicas de gelo e fogo (Livro 1)”, de George R.R. Martin

– “Origem”, de Dan Brown

– “Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban”, de J.K. Rowling

– “Percy Jackson & os olimpianos – Os arquivos do semideus”, de Rick Riordan

“Percy Jackson & os olimpianos – O ladrão de raios”, de Rick Riordan

– “Diário de um banana – As memórias de Greg Heffley”, de Jeff Kinney

– “Diário de um banana – Dias de cão”, de Jeff Kinney

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca ainda que o bilhete dará direito para a pessoa fazer cadastro como usuário na categoria “Leitor VIP”. “Caso a pessoa já seja cadastrada na biblioteca na categoria Leitor, com o bilhete ela se tornará ‘Leitor VIP’”, explica Silva. 

Para que todos possam desfrutar da atividade de uma maneira segura, o coordenador solicita para que as pessoas não deixem as crianças desacompanhadas para tentar encontrar os livros nos locais onde serão espalhados. Nenhum livro será escondido. 

Quem achar um livro e com o bilhete, pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo e com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Ou também pelo WhatApp da biblioteca, Bibliozap, cujo numéro é (19) 98970-7332, ou pelo Instagram. O perfil da biblioteca no Instagram é este (CLIQUE AQUI).

A edição especial é comemorativa aos 27 anos da nomeação da biblioteca para Terezinha França de Mendonça Duarte, no dia 7 de abril de 1995, em homenagem à profissional que teve atuação marcante nas áreas de cultura e educação da cidade. Os livros da edição especial vêm com um selo comemorativo com a foto da homenageada. A biblioteca foi criada pela lei Nº 57, de 26 de julho de 1993, inicialmente com o nome Biblioteca Central de Hortolândia.

MENÇÃO INTERNACIONAL

O projeto “Achei Um Livro” é uma iniciativa da Prefeitura que já virou referência em âmbito internacional. A Biblioteca Municipal de Hortolândia foi a única biblioteca pública do Brasil a receber uma menção especial da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), entidade sediada em Haia, na Holanda, que reúne bibliotecas de vários países do mundo. O anúncio oficial foi feito pela instituição em março deste ano (CLIQUE AQUI)

A Biblioteca Municipal de Hortolândia recebeu a menção especial em virtude do trabalho de divulgação sobre o projeto feito nas redes sociais. Outras quatro bibliotecas da China, Colômbia e Croácia também receberam menções especiais. A entrega da menção especial será em um evento que a IFLA realizará em Dublin, na Irlanda, em julho deste ano. 

O projeto “Achei um livro” também já é referência nacional a ponto de inspirar outros municípios brasileiros a replicar a iniciativa. O coordenador Rafael Antonio da Silva destaca que a biblioteca já foi citada em postagens em redes sociais feitas por cidades de outras regiões e estados que também decidiram fazer projetos semelhantes aos de Hortolândia. 

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em 2018. Desde então, de acordo com o coordenador, o projeto já espalhou em diferentes regiões da cidade cerca de 300 livros. O projeto acontece a cada dois meses. A próxima edição deste ano será realizada em junho.

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.700 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca, com mais de 16.000 obras, pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI).