Documentário sobre rolezinhos é atração do projeto “Bate-Papo de Cinema” do Pontos MIS

Projeto do governo estadual em parceria com a Prefeitura de Hortolândia disponibilizará on-line o filme nesta quinta-feira (24/02); no sábado (26/02), o projeto promove bate-papo no YouTube

Os “rolezinhos” alcançaram repercussão na mídia brasileira e internacional e geraram debates sobre preconceito racial e exclusão social. O movimento é abordado no documentário “Rolê – A História dos Rolezinhos”. O filme é a atração desta semana do projeto “Bate-Papo de Cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibilizará on-line o filme para o público, a partir desta quinta-feira (24/02) até o sábado (26/02). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK.

O projeto também promove, no sábado, às 18h, bate-papo on-line ao vivo sobre o filme. O debate terá a participação do diretor do documentário, Vladimir Seixas. A mediação será da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS (CLIQUE AQUI). O bate-papo terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

O documentário aborda os chamados “rolezinhos”, encontros organizados por jovens da periferia em shopping centers, que ocuparam os noticiários entre 2013 e 2014. O movimento é retratado a partir de três personagens, o músico paulista Jefferson Luís, a artista plástica mineira Priscila Rezende e a empreendedora e designer fluminense Thayná Trindade. O documentário conquistou prêmios no Rhode Island International Film Festival (Estados Unidos) e no Festival do Rio, ambos em 2021. A direção do documentário é do cineasta Vladimir Seixas.