Conselho Municipal de Cultura elege integrantes da mesa diretora

Conselho Municipal de Cultura elege integrantes da mesa diretora

Eleição marca o início dos trabalhos dos novos integrantes do órgão

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) inicia os trabalhos com a eleição dos integrantes da mesa diretora. O pleito foi realizado por meio de votação direta entre os membros titulares do órgão, em reunião realizada no sábado (04/12). Foram eleitos integrantes para quatro cargos: presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. O mandato é de um ano, sendo que os eleitos podem ser reconduzidos ao cargo ao final do mandato ou ser realizada nova eleição.

De acordo com o regimento interno do conselho, a eleição da mesa diretora abre os trabalhos do órgão. Além da eleição, foi definida a agenda de reuniões ordinárias do conselho para o próximo ano e foi feita uma avaliação do processo eleitoral, ocorrido em setembro deste ano, para a escolha dos novos integrantes do conselho.

A cerimônia de posse dos novos integrantes foi realizada no mês passado, com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. Os membros empossados foram escolhidos por meio de eleição realizada em setembro deste ano para escolher os representantes da sociedade civil. O conselho é composto por 16 membros, sendo 8 da sociedade civil e 8 do público. Os conselheiros cumprirão mandato para o biênio 2021-2023. O pleito contou com a participação de 691 eleitores, distribuídos por região (Jardim Amanda, região central, Jardim Novo Ângulo e Jardim Rosolém). Cada eleitor pôde votar em até oito candidatos. No total, foram computados 5.528 votos, dos quais 3.222 válidos.

O secretário adjunto da Secretaria de Cultura, Cleuzer Marques de Lima “John Lennon”, destaca que as eleições deste ano foram inéditas, uma vez que o pleito abriu para a participação da comunidade.

“Seguindo orientação do prefeito Zezé Gomes, que solicitou o envolvimento e a inserição da comunidade artística e da cidade, tornamos o pleito mais acessível e aberto a toda a população, abrindo assim a partipação para a construção de políticas públicas para a cultura. A classe artística da cidade, formada por profissionais que atuam em teatro, cinema, shows, música, circo entre outras áreas, foi muito afetada com a pandemia, tendo sido a primeira categoria a parar e a última a retomar as atividades. Deste modo, a retomada do conselho significa maior apoio e respaldo ao meio artístico da cidade. Também com a retomada do conselho podemos retomar o Fundo Municipal de Cultura, que estava inativo e agora poderá receber recursos do setor privado, coisa que não podia acontecer antes em virtude de não ter conselho instituído”, destaca Lima.

O QUE É O CMPC

O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela lei Nº 2693 de 2012. O órgão possui caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, e  colabora no desenvolvimento da legislação e aplicação dos recursos municipais na área de Cultura. O órgão é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura, junto com o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. O Conselho é ainda responsável por organizar as Conferências Municipais de Cultura, com o objetivo de estabelecer e monitorar as metas do plano.

O conselho é uma instância de participação e pactuação conjunta entre o setor público e a sociedade civil, está última está representada em oito  segmentos artísticos/culturais da cidade, que são os seguintes: Pontos de Cultura; Manifestações e Expressões Culturais de Rua; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Artes Cênicas; Música; Cultura Digital; Artes Visuais e Audiovisual; Livros Leitura e Literatura; e Economia da Cultura.

Confira abaixo os conselheiros eleitos para compor a mesa diretora:

Presidente: Juraci dos Santos Moreira

Vice-presidente: Cléuzer Marques de Lima (John Lennon)

Primeira Secretária: Edilaine Silva Oliveira de Lima

Segunda Secretária: Vanessa Reis Cruz (Vanny Reis)