Candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural

Reunião aberta com as candidatas e candidatos ao CMPC 24-09-2021

Quem foram os candidatos e as candidatas

A apresentação dos candidatos segue a ordem de publicação por segmento.

Os vídeos enviados pelos candidatos eram somente item opcional para compor a inscrição.

Segmento: Pontos de Cultura

Rodrigo Alves Domingos (Rodrigo Alves): Alabê (Músico de Terreiro) há 20 anos. Formado no curso Técnico em Percussão na Escola Pracatum no Candeal em Salvador. Há mais de 15 anos atua como percussionista principalmente em atividades culturais. É Mestre percussionista e instrutor do grupo de Dança e Percussão Afro Oju Oba, atividade ligada ao Ponto de Cultura Caminhos de Hortolândia, desde 2004. Atualmente cursa Percussão – Música – MPB e Jazz no conservatório de música em Tatuí. – SP

Segmento: Artes Cênicas – Circo, Dança e Teatro

Vanessa Reis Cruz (Vanny Reis) Apaixonada pela arte, pela Dança e pela minha cidade. Moradora de Hortolândia a 30 anos, iniciei meus estudos em ballet para dar oportunidade as crianças de nossa cidade de ter contato com a Dança, vivendo um sonho que não possível pra mim quando criança. Hoje atuo na escola DançArt, no JD Amanda, em Ongs da Cidade como Asbafe e IESERH e também já atuei como arte educadora como professora de Ballet. aproximando assim várias crianças da arte. Casada, com um Bebe a caminho. A candidata enviou vídeo de apresentação em 20/09.

Sérgio Castro Queiróz: professor de dança, arte educador no município de Hortolândia desde 2014, atuando nas áreas de Ballet Clássico, Jazz, Dança de Rua, Dança de Salão e Dança Contemporânea. Participou do evento de inauguração da Escola de Artes Augusto Boal em Julho de 2015. É graduando em Educação Física e busca especialização no desenvolvimento motor e ciência da motricidade humana, além de estudos relacionados à saúde e qualidade de vida através da Dança. É criador do Projeto Criança que Dança. O candidato não enviou vídeo de apresentação.

Miriam C. Dias Modesto: mãe de Isabelly e Beatriz, formada em Administração pela PUCCAMP, trabalhou por 15 anos no setor privado, hoje atua como Consultora Comercial. Há 7 anos participa ativamente do setor cultural devido ao trabalho das filhas no Teatro Musical. Acompanhou ativamente mais de 5 montagens de musicais, peças teatrais e a produção de um curta metragem. Através desta vivência desenvolveu uma vasta rede de contatos na área e conhecimento suficiente para gerenciar novas iniciativas no setor. A candidata não enviou vídeo de apresentação.

Sarah Christina Velloso: Bailarina, educadora e artista circense, desenvolve atividades artísticas de fortalecimento de vínculos visando a promoção social e o protagonista juvenil em OSC’s e escolas do município de Hortolândia. Proprietária e diretora artística da escola REAL BALLET. A candidata não enviou vídeo de apresentação.

Segmento: Música

Jairo Cesar Pires (Jairo Dekir ): Com 45 anos de idade, filho da terra, Jairo Dekir é músico e compositor. Atua no segmento autoral com a Banda Raizama. Entre as várias produções, destaca a música Jacuba em homenagem aos 30 anos de Hortolândia. Jairo Dekir atua desde 1996 na produção musical e na organização de eventos na cidade. Foi fundador da OCA – Organização Cultural, Artística e Ambiental e da Rádio Comunitária Comunicativa FM no Rosolem. Trabalhou e estudou na EMT – Escola de Música e Tecnologia em SP em 2002.

Carlos Alberto Adão (Beto Safra Nova): Morador da cidade de Hortolândia desde 1997 pedagogo arte-educador que sempre trabalhou em prol da cultura e da melhoria da qualidade de vida das pessoas através da arte fundador da Batucada safra nova que desenvolve oficinas de percussão e Arte nas áreas de grande vulnerabilidade de Hortolândia e Campinas. Atuante na área musical e social deseja contribuir mais e mais para cidade de Hortolândia.

João Dias de Almeida: Sou músico e professor de música na cidade de Hortolandia por mais de 20 anos! Fui integrante do Conselho Municipal de Cultura por 2 anos! Quero voltar a participar das ações e políticas públicas para a Cultura da nossa querida Cidade!

Edilaine Silva Oliveira de Lima: nascida em Campinas em 10/06/1980. Vivenciando toda sua vida em Hortolândia, concluindo os meus estudos. Família de músicos, por incentivo de meus pais, iniciei os estudos de musica em Orgão Eletrônico aos 7 anos com minha querida tia Rosa. Formando uma Organista em Curso livre para tocar na Igreja. Estudei e me formei em Orgão Eletrônico no Conservatório Prelúdio, situado em Campinas. Participando de excelentes cursos e Workshops focando na teoria musical. A candidata não enviou vídeo de apresentação.

Segmento: Livros, Leitura e Literatura

Jose Coelho Rodrigues: Nasceu em São Paulo, capital, tendo vivido lá até o início da adolescência. Acompanhou de perto todo o processo de emancipação, pois aqui estudou e trabalhou desde essa época. Formado em Relações Públicas, escreve contos, poesias e poemas desde adolescente, tendo se interessado por escrever romance a partir dos anos 80.

Segmento: Economia da Cultura

Juraci dos Santos Moreira: Jornalista, contabilista, produtor e gestor cultural. Atuou em diversas organizações. Coordenou inúmeros projetos de editais, Incentivo ICMS, Lei do Esporte e da Lei Rouanet. Atuou em prefeituras e ALESP nas áreas de convênios. Possui especialização promovidas pela UNIBAN/Sindicato dos Jornalistas, MLP em São Paulo, Caixa Econômica Federal e Orzil. Já escreveu, captou e apoiou mais de 40 projetos de leis de incentivo. Foi premiado em mais de 20 editais. Produtor audiovisual. O candidato não enviou vídeo de apresentação.

Segmento: Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisual

Diego Marcel Freitas Pereira: Formado em Audio Profissional/Mixagem a 15 anos e formado como Radialista Operador de Camera a 8 anos. Trabalho no setor do Audio visual a mais de 18 anos, acumulando experiencia desde da area musical no campo do audio a pequenas e grandes produções na tv, web e no cinema nacional como Cinegrafista, Sonoplasta, Logger e Editor.

Segmento: Manifestações e Expressões Culturais de Rua

Juracy Monteiro dos Santos (Jura do Pote): Sou o jura do Pote. O candidato enviou o vídeo de apresentação em 20/09.

Leonardo Aparecido Carvalho (Léo Carvalho): Desde 2015 tenho feito trabalhos que têm como propósito reintegrar e levar arte a crianças e adultos mais com a finalidade de transmitir bons sentimentos e agregar valor a sociedade minha arte sempre foi de forma autodidata, em 2015 tive o meu primeiro ateliês acrescentei algumas experiências para minha vida, aí pude entender o papel que a arte tem na cultura e na educação das pessoas, sendo assim pretendo somar no Conselho Cultural de Hortolândia!

Segmento: Patrimônio Cultural Material e Imaterial

Julia Rany Campos Uzun: Sou mestra e doutora em História Cultural pela UNICAMP. Sou autora de projetos atuais sobre o patrimônio da cidade, como o Mapa da Cultura Imaterial, Conhecendo a História da Cidade, Roteiros do Sagrado, Memórias dos Bairros e o podcast Patrimônio em Debate.