Centro de Memória de Hortolândia é dica de lazer neste fim de semana

Centro de Memória de Hortolândia é dica de lazer neste fim de semana

Espaço abre para visitação neste sábado e domingo (19 e 20/02), das 9h às 16h

Quer aproveitar o fim de semana para curtir um lazer cultural? A dica da Prefeitura de Hortolândia é visitar o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior. O espaço abre para visitação, neste sábado e domingo (19 e 20/02), das 9h às 16h. O centro está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O centro abre todo último fim de semana de cada mês para visitação. Exepcionalmente neste mês, em virtude do feriado de carnaval, o espaço abrirá neste final de semana.

A Prefeitura reforça que a entrada do público é controlada para evitar aglomeração em razão da pandemia do Coronavírus. É obrigatório o uso de máscara dentro das dependências do centro. Os visitantes devem manter distanciamento. O centro disponibiliza na entrada álcool em gel para higienização das mãos.

Atualmente, o centro está com a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos maradores mais ilustres da cidade.

Mestre Chiquinho nasceu em Arealva (SP). Morador de Hortolândia desde 1976, ele ajudou a criar a Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”, nos anos 1980, que mantém viva a tradição da Folia de Reis na cidade. É também um dos criadores do grupo Pioneiros do Catira, em 2006, que faz apresentações de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos. Ele ainda é um dos idealizadores da Orquestra de Viola de Hortolândia, criada em 2009, e que inicialmente chamava-se Orquestra de Viola Comitiva da Esperança. Mais recentemente, Mestre Chiquinho criou o grupo Rainhas do Catira, formado por mulheres. Desde 2006, em parceria com a Prefeitura, Mestre Chiquinho é responsável por coordenar e ministrar aulas de violão e viola caipira.

A exposição, inaugurada em dezembro do ano passado, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

DOCUMENTÁRIO

O visitante ainda poderá conferir na exposição o documentário “Ao Mestre Chiquinho Com Carinho”. Com 30 minutos de duração, o documentário conta a vida do homenageado. O roteiro começa com sua origem em Arealva. Depois, mostra sua chegada a Hortolândia. A partir daí, o documentário foca o trabalho de Mestre Chiquinho para manter vivas as tradições da cultura caipira na cidade. O documentário conta com entrevistas e depoimentos de 15 pessoas, dentre amigos, parentes, familiares e integrantes dos grupos coordenados por ele.

O documentário ainda apresenta mais de 20 fotos do acervo pessoal de Mestre Chiquinho e do Centro de Memória. O documentário foi realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a produtora Rumo Audiovisual. O município foi selecionado pelo programa “Juntos Pela Cultura”, iniciativa da associação Amigos da Arte em parceria com o governo do Estado, para produzir o documentário. A direção é de Diego Freitas e Julia Rany Campos Uzun. O documentário também está disponível no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI).

ESTAÇÃO JACUBA

O visitante pode também conhecer a história do município e da antiga Estação Jacuba no Centro de Memória. O espaço mantém uma exposição permanente de objetos, fotos e materiais antigos que integram o acervo do próprio centro. O espaço ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.

Durante a visita ao centro, que fica ao lado da via férrea, o público poderá ter a sorte de ver a passagem do trem. Após o passeio, o público pode ainda descansar, tirar fotos e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.