Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza “Black Week” De

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza “Black Week”

Na próxima semana, leitores poderão pegar o dobro de livros emprestados e com prazo maior de devolução

No clima da Black Friday, a Prefeitura de Hortolândia está com uma “promoção” cultural para estimular o hábito da leitura entre a população. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte realiza a “Black Week”. A ação começará na próxima segunda-feira (22/11) e irá até o dia 30 deste mês. Durante esse período, a biblioteca dobrará a quantidade de livros que poderão ser emprestados e aumentará o tempo de empréstimo. Os usuários cadastrados na categoria “Leitor” poderão levar até 6 obras e o prazo de empréstimo será ampliado de 14 para 21 dias. Já os usuários da categoria “Leitor Vip” poderão pegar emprestado até 12 títulos e o prazo de empréstimo será aumentado de 21 para 28 dias.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que a “promoção” possibilitará os usuários a lerem séries de livros completas ou livros sobre temas variados com mais tranquilidade em virtude do prazo maior de devolução.

A biblioteca ainda realizará outra ação especial. No último dia da “BlackWeek”, será feito o sorteio de um box exclusivo da biblioteca contendo lápis, bloquinho de anotação, marca-página e mini luminária. Para concorrer, os usuários deverão fazer uma dica de livro do acervo da bilioteca. A dica poderá ser feita por foto ou vídeo de no máximo 30 segundos de duração. O usuário deverá postar a foto ou o vídeo no Instagram e marcar a página da biblioteca, que é @bibliotecacentralhto. O sorteio será realizado às 15h. A biblioteca divulgará em suas redes sociais o vencedor.

“Com essa ação da ‘Black Week’, queremos fidelizar os leitores, atrair as pessoas para a biblioteca, bem como divulgar o acervo. Vale a pena destacar ainda que por meio desse sorteio que envolverá dicas de leitura feitas pelos usuários, poderemos identificar seus gêneros literários preferidos”, ressalta o coordenador Rafael Antonio da Silva.

CADASTRO

Para facilitar a vida de pessoas que queiram se cadastrar, a Biblioteca Municipal implantou, no mês passado, o COB (Cadastro On-line Biblioteca). O interessado em se tornar usuário da biblioteca precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. O link é o seguinte: . Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar tanto no formato de foto (jpeg), quanto de documento (PDF). 

Depois da validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da atual fase da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Neste mês, a biblioteca implantou outra novidade para os usuários, a carteirinha digital. 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem 5.520 leitores cadastrados. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste site (CLIQUE AQUI)

A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.