Biblioteca Municipal de Hortolândia cria carteirinha digital para leitores

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Biblioteca Municipal de Hortolândia cria carteirinha digital para leitores

Ação da Prefeitura visa facilitar a vida do leitor e incentivar a leitura no município

Quer pegar um livro na Biblioteca Municipal para ler durante o próximo feriado, mas esqueceu a carteirinha do leitor em casa? Não tem problema. Para facilitar a vida do usuário, estreitar os laços com a comunidade leitora e incentivar a leitura no município, a Biblioteca “Terezinha França de Mendonça Duarte”, da Prefeitura de Hortolândia, criou mais uma ferramenta voltada ao público já cadastrado: a carteirinha digital. 

A medida visa ainda acompanhar as novas tendências e necessidades surgidas com a pandemia e incentivar os leitores que, às vezes, deixavam levar livros emprestados por não portarem o documento. Afinal, a carteirinha do leitor é documento obrigatório para realizar empréstimos de livros na biblioteca. 

Além de ganhar um novo suporte, o eletrônico, a tradicional carteirinha também ganha, a partir de agora, uma nova função: um botão que direciona o usuário ao catálogo online da biblioteca, para consultar o acervo.

Segundo a equipe técnica da Biblioteca Municipal, a carteirinha com código de barras, utilizada desde 2016, faz parte do processo de automação do sistema de rotina do espaço, que inclui a prestação de diversos serviços, tais como empréstimos, devoluções, renovações e cadastro. Com isso, busca-se otimizar o atendimento e diminuir eventuais falhas.

Com a implantação da ferramenta digital, a carteirinha física não deixará de existir. O usuário poderá contar com as duas ao mesmo tempo. Para solicitá-la, basta ter cadastro e enviar um BiblioZap (serviço de WhatsApp da biblioteca) ou ir até a unidade e solicitar no balcão de referência. A biblioteca fica na Rua Luiz Camilo de Camargo, 581, Centro, no piso inferior do Open Shopping. Confira os contatos da Biblioteca para dúvidas ou informações: e-mail – [email protected], telefone – (19) 3887 1684 e BiblioZap – (19) 98970 7332.

“Para se manter ativa e continuar despertando o interesse, a Biblioteca precisa usar a mesma linguagem e as ferramentas utilizadas pelos nossos leitores. A carteirinha digital vem como uma opção para quem já está fazendo tudo pelo celular, ter mais essa facilidade no momento que for renovar ou emprestar livros”, afirma o bibliotecário Rafael Antonio da Silva, responsável pelo espaço.