Biblioteca Municipal de Hortolândia comemora Mês do Livro

Durante este mês, usuários cadastrados terão prazo de empréstimo de 28 dias e poderão pegar emprestados até 9 livros

Abril é o Mês do Livro, época do ano preferida para quem gosta de ler. Para comemorar a data, a Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte, órgão da Prefeitura, promove uma ação especial. Neste mês, a biblioteca ampliará para 28 dias o prazo de empréstimo e para 9 a quantidade máxima de livros que poderão ser emprestados pelos leitores cadastrados. Nessa ação especial não será possível fazer a renovação do prazo de empréstimo.

Durante este mês são comemoradas datas importantes na área da literatura. Em razão disso, abril é o Mês do Livro. A primeira data é neste sábado (02/04), dia de nascimento do escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), considerado o “Pai da Literatura Infantil”. Em sua homenagem, a data de seu nascimento é também o Dia Internacional do Livro Infantil. Andersen é autor de vários contos conhecidos, como “As roupas novas do imperador”, “A pequena sereia” e “O soldadinho de chumbo”.

“Acredito que, historicamente falando, ele é o principal autor da literatura infantojuvenil. Suas obras encantam e influenciam gerações de leitores, escritores e outras histórias. Além disso, várias obras de Andersen foram adaptadas para o cinema. Por tudo isso, vale a pena ler um livro dele”, destaca o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva.

Para quem quiser comemorar o Mês do Livro e o aniversário de Andersen, a biblioteca tem em seu acervo obras, adaptações e compilações de contos de Andersen (foto). Confira a lista abaixo de títulos disponíveis:

– “A sereiazinha”

– “Contos de Andersen”

– “Contos maravilhosos”

– “João Pato”

– “O patinho feio” (adaptação de Mary França e ilustrações de Eliardo França)

– “A pequena sereia” (adaptação de Muriel Molhant e ilustrações de Quentin Gréban)

– “A pequena vendedora de fósforos”

– “As roupas novas do imperador”

– “O rouxinol do imperador”

– “O rouxinol”

– “O soldadinho de chumbo”

MAIS DATAS

Em abril, uma data especial para a biblioteca é o dia 7, quando o espaço passou a ser denominado Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, em homenagem à profissional que teve autação marcante nas áreas de cultura e educação do município.

Outra data literária importante em abril é o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), data de nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), autor da consagrada obra “O Sítio do Picapau Amarelo”. Em abril também é comemorado o Dia Mundial do Livro (23/04), datas de falecimento de William Shakespeare (1564-1616), autor de peças clássicas como “Hamlet” e “Romeu e Julieta”, e de Miguel de Cervantes (1547-1616), autor da consagrada obra “Dom Quixote” e de nascimento de Vladimir Nabokov (1899-1977), autor do romance “Lolita”.

A Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.700 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI). O acervo conta com mais de 16.000 obras.