Biblioteca Municipal de Hortolândia comemora aniversário de nomeação em homenagem a Terezinha França de Mendonça Duarte

Espaço passou a ter o nome da homenageada no dia 7 de abril de 1995

Muita gente que frequenta a Biblioteca Municipal de Hortolândia já deve ter se perguntado quem foi a pessoa que dá nome ao órgão da Prefeitura. Esta quinta-feira (07/04) marca o aniversário da nomeação do local. Por meio da Lei Municipal Nº 294, de 7 de abril de 1995, o espaço passou a ser denominado Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte. A homenageada teve atuação marcante no processo de emancipação do município.

Terezinha França de Mendonça Duarte (foto) nasceu no dia 23 de janeiro de 1959, em Campinas. Após cursar inicialmente Psicologia, mudou para a área de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, na qual formou-se, em 1990. Depois, iniciou pós-graduação na área de marketing estratégico.

Em 1993, casou-se com Leovigildo Duarte Júnior, que dá nome ao Centro de Memória, órgão da Prefeitura que atualmente ocupa o prédio da antiga Estação Jacuba.

De acordo com o professor Luís Antonio Mendonça Duarte, filho mais novo do casal, Terezinha e Leovigildo contribuíram com a implantação do acervo da biblioteca municipal. “Meus pais fizeram as primeiras doações de livros e recolheram doações de outras pessoas para compor o acervo inicial da biblioteca”, relata o professor.

Luís Antonio ainda conta que Terezinha participou ativamente na criação do hino e da bandeira do município. “Minha mãe havia escrito um poema, que foi incorporado à letra do hino”, relata o professor.

Ainda na área cultural, Terezinha realizou trabalhos de levantamento e cadastro de artistas do município, elaboração de projetos, planejamento e realização de eventos, com destaque para o primeiro carnaval da cidade. Terezinha faleceu no dia 10 de julho de 1994, em decorrência de aneurisma cerebral.

BIBLIOTECA MUNICIPAL

A biblioteca foi criada pela Lei Municipal Nº 57, de 26 de julho de 1993, inicialmente com o nome Biblioteca Central de Hortolândia. Ao longo de sua história, o órgão ocupou prédios localizados em diferentes regiões da cidade, dentre os quais nas ruas Libero Badaró e Antonio Nelson Barbosa, ambas no bairro Jardim do Bosque.

Em 2017, a biblioteca mudou-se para o atual endereço na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.700 leitores cadastrados. O acervo conta com mais de 16.000 obras, que pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI). Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br.