Biblioteca Municipal de Hortolândia celebra o Dia do Folclore

Biblioteca Municipal de Hortolândia celebra o Dia do Folclore

Que tal comemorar o Dia do Folclore com livros? Para marcar a data, celebrada neste domingo (22/08), a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, disponibiliza ao público um acervo de cerca de 190 títulos sobre o tema.

De acordo com a bibliotecária Andreia Santos, o acervo tem obras sobre contos, lendas, estórias, cantigas e brincadeiras infantis da cultura popular brasileira e sobre folclore em geral. Dentre os livros destacados pela bibliotecária, estão obras sobre personagens míticos tais como saci-pererê, lobisomem e negrinho do pastoreio. Para quem quiser aprofundar os conhecimentos sobre o tema, a biblioteca tem ainda obras de cunho teórico.

O acervo da biblioteca pode ser consultado pela internet por meio deste site (CLIQUE AQUI). Atualmente, o acervo conta com cerca de 16.000 títulos.

A data foi criada no Brasil por meio do decreto federal Nº 56.747, de 17 de agosto de 1965. A data também é celebrada em virtude da criação da palavra “folklore”, em 1846, pelo escritor britânico William John Thoms. O termo é a junção das palavras em inglês “folk” (povo) e “lore” (saber, conhecimento).

A bibliotecária Andreia Santos ainda ressalta que a biblioteca implantou um novo sistema de busca de títulos para facilitar o acesso dos usuários ao acervo. As obras estão divididas por temas como “Folclore”, “Séries e filmes” (obras que foram adaptadas para o cinema), “Aventuras”, “Distopia” (livros que apresentam histórias ambientadas em um futuro caótico e opressor), “Terror”, “Protagonismo Feminino”, entre outros. O novo sistema foi implantado na reabertura da biblioteca, em julho deste ano. O espaço esteve fechado durante um ano e cinco meses em razão da pandemia do Coronavírus.

CARTEIRINHA

Para quem quiser pegar livros emprestados da biblioteca sobre folclore ou outros temas, deve fazer a Carteirinha do Leitor. Para isso, a pessoa tem que ser residente da cidade e apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG) e cópia de comprovante de residência. Já menores de idade devem levar cópias desses mesmos documentos e autorização assinada pelos pais ou responsável. É necessário ainda que o pai, a mãe ou responsável leve cópia da sua Carteira de Identidade. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.000 usuários cadastrados.

O usuário cadastrado na categoria comum pode pegar até três livros emprestados. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. De acordo com o coordenação da biblioteca, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

A biblioteca municipal salienta que o serviço de empréstimo de livros está liberado somente para os usuários que não tenham nenhuma pendência em seu cadastro. Os livros devolvidos passam por higienização e ficam de quarentena por sete dias, separados dos demais exemplares do acervo.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, o acesso à biblioteca é feito com restrições. São permitidos no máximo 7 usuários por vez dentro da biblioteca, sendo 2 na lan house pelo período de até uma hora, 3 no salão de acervo para consultar e/ou escolher obras pelo período de até 30 minutos, e 2 na mesa de estudos pelo período de até uma hora.

Já a permanência na sala infantil será permitida somente para retirada de livros. Continua suspenso o uso da brinquedoteca, assim como a utilização do sofá da sala de leitura. A biblioteca mantém os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara dentro das dependências, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.

A biblioteca municipal está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serviços como empréstimos, renovações presenciais e cadastro de usuários são feitos até às 16h50.

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br.